Antivírus para servidor de arquivos Windows

Antivírus para servidor de arquivos Windows
4.8 (96.36%) 11 votes

Antivírus para servidor de arquivos windowsVocê, como gestor de segurança da informação da sua empresa, responda sinceramente: acharia sensato confiar a segurança do seu servidor de arquivos a um software antivírus gratuito?

Sinceramente, a grande maioria dos especialistas em segurança da informação jamais recomendaria uma solução que não possua, no mínimo, homologação do fabricante do sistema operacional.

Soluções gratuitas, majoritariamente, não estão preparadas para trabalhar adequadamente com o sistema operacional do servidor e podem trazer resultados maléficos nas funções suportadas por ele, tal como baixa performance e perda de dados.

Além disso, estamos falando de um software destinado a um sistema operacional para servidores, que suporta funções altamente críticas para o negócio.

Antivírus gratuitos para servidores não possuem a função básica de monitoramento em tempo real. Acho que não é preciso explicar quais são as consequências e os riscos de usar uma solução que não monitora a atividade do computador e da rede em tempo real.

E não é só isso. Falando sobre os recursos da solução KASPERSKY SECURITY FOR FILE SERVER podemos comprovar os seus benefícios e superioridade em relação aos concorrentes, sejam eles gratuitos ou pagos.

1. PROTEÇÃO DE AMBIENTES HETEROGÊNOS
O Kaspersky Security for File Server é uma solução premiada e homologada. O produto, além de ser compatível com servidores de arquivos Windows, suporta Linux, Novell NetWare e FreeBSD. Para causar mínimo impacto sobre o desempenho do servidor, os processos de verificação são  otimizados e há balanceamento de carga dos recursos do servidor. Além de proteger servidores de cluster, também protege servidores de terminal Microsoft e Citrix (compatível com o Citrix XenApp e recebeu o certificado Citrix Ready).

Para os administradores mais exigentes, é importante dizer que o Kaspersky Security for File Server integra-se perfeitamente com softwares exclusivos para servidor, como IBM Tivoli, Symantec Enterprise Vault e HP Data Protector.

Sem falar que suporta ambientes virtualizados, oferecendo segurança para infraestruturas virtualizadas. O produto tem cerficação VMware Ready e suporte comprovado para Hyper-V.

2. PROTEÇÕES AVANÇADAS PARA SERVIDOR
Com Kaspersky Security Network (KSN), o serviço de proteção baseado na nuvem, as respostas a novas ameaças são mais rápidas do que nunca, aprimorando o desempenho de componentes de proteção e minimizando o risco de falsos positivos.

Fornece segurança sem precedentes, usando configurações que permitem ou bloqueiam a inicialização de arquivos executáveis, scripts e pacotes MSI, ou o carregamento de módulos DLL em servidores.

Ransomware, todos sabemos, é uma das principais ameaças, portanto, um antivírus para servidor deve contemplar uma proteção avançada de forma a minimizar os riscos. Quando a atividade de criptografia de arquivo for detectada, o aplicativo impede o computador de origem de acessar qualquer recurso da rede de arquivos.

Há, também, uma funcionalidade que bloqueia o acesso de computadores a pastas compartilhadas na rede em um servidor protegido, caso alguma atividade maliciosa apareça nesse computador durante a execução da Proteção de arquivos em tempo real ou das tarefas anti-cryptor.

2. ALTO DESEMPENHO E CONFIABILIDADE
As tecnologias iSwift e iChecker otimizam a verificação, aumentam a eficiência e geram economia de tempo. A exclusão de processos confiáveis da verificação, garante que somente os arquivos novos ou modificados sejam verificados. Isto, sem dúvida, representa uma melhoria no desempenho do produto, reduzindo os recursos do sistema necessários para executar as verificações do antivírus.

3. SISTEMA AVANÇADO DE GERENCIAMENTO E GERAÇÃO DE RELATÓRIOS
O Kaspersky Security for File Server pode ser gerenciado pelo Kaspersky Security Center, um console de gerenciamento centralizado de fácil utilização e instalação.  O console fornece informações sobre o status de proteção do servidor, configurações flexíveis de tempo das verificações e um sistema avançado de relatórios.

O gerenciamento pode ser feito direta ou remotamente através do Console de Gerenciamento Microsoft, Kaspersky Security Center ou usando a linha de comando. No console de gerenciamento Microsoft há, também, uma interface gráfica intuitiva.

Com o módulo de gerenciamento, o administrador ainda pode:

  • Instalar e configurar o aplicativo remotamente
  • Gerenciar a segurança e receber atualizações
  • Controle sobre privilégios de administrador
  • Programação das suas verificações
  • É fácil configurar o início e o término das verificações, para minimizar interrupções e estimular a disponibilidade de recursos do servidor.
  • Sistema de notificação:  notificações também podem ser enviadas aos administradores através do serviço de mensagens ou email. O Kaspersky Anti-Virus for Windows Servers Enterprise Edition, por exemplo, é integrado ao Simple Network Management Protocol (SNMP) e pode operar com o Microsoft Operations Manager (MOM). O monitoramento também pode ser feito por meio de exame aos registros de eventos do Microsoft Windows ou do Kaspersky Security Center. Ferramentas de pesquisa e filtros também podem ser utilizadas para buscar informações em logs de grande volume.

4. PROTEÇÃO PROATIVA CONTRA AMEAÇAS MAIS RECENTES
A Kaspersky Lab tem, comprovadamente, as tecnologias mais avançadas contra malware, sejam eles antigos ou novos, ou até mesmo contra aqueles que ainda não foram adicionados ao banco de dados do antivírus. Isto significa que quando um novo item de malware é lançado, há um período de alto risco antes de ser descoberto, mas as tecnologias e a inteligência contra ameaças da Kaspersky Lab podem proteger os dados do servidor.

5. ANTIVÍRUS “SEMPRE ATIVO” E VERIFICAÇÃO POR DEMANDA
Sempre que um arquivo for executado ou modificado, ele será verificado automaticamente, fazendo com que os objetos suspeitos sejam examinados, excluídos ou colocados em quarentena. Há, também, a opção de efetuar verificações direcionadas a áreas suspeitas. Por exemplo, uma tarefa exclusiva pode ser configurada para verificar as áreas mais vulneráveis a infecções, como arquivos de execução automática e memória RAM.

Os administradores podem definir, também, quais processos serão excluídos da verificação – como backups de dados ou desfragmentação de disco.

Uma outra vantagem, se refere ao fato de o servidor nunca precisar ser reiniciado quando uma atualização do produto for feita.

Conclusão

Antivírus para servidores de arquivo Windows é essencial. Um único arquivo infectado em seu servidor corporativo pode disseminar malware para todos os computadores da rede. O antivírus de servidor de arquivos, além de oferecer um nível de proteção maior aos seus dados, elimina, em grande parte, o perigo de programas maliciosos infectarem as cópias de backup dos arquivos, o que poderia gerar surtos repetidos de malware e outros incidentes semelhantes.

O Kaspersky Security for Windows Server é uma solução de segurança confiável e escalável para proteger arquivos de um servidor em rede, impactando minimamente sobre os recursos.

 

Gostaria de avaliar o antivírus para Windows Server por 30 dias? Para consulta de preços, preencha o formulário abaixo:

Kaspersky Lab
3 comments on “Antivírus para servidor de arquivos Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *