Dia Mundial da senha segura

Dia Mundial da senha segura
5 (100%) 3 votes

senha forte e seguraAprenda a construir uma senha forte e segura com estes 10 conselhos da Kaspersky.

Gerir senhas é uma das medidas de segurança mais essenciais e uma das mais enfadonhas. Senhas curtas são de fácil memorização, no entanto, não são seguras; senhas maiores, são mais seguras, porém, difíceis de recordar, sobretudo se usarmos diferentes senhas para cada um dos serviços online que acessamos.

À medida que depositamos cada vez mais informação sensível na Internet, preocupar-se com a segurança das nossas senhas, usadas em quase todas as nossas atividades online, é primordial. São, também, a primeira barreira para que terceiros não tenham acesso às nossas informações, dados pessoais e bancários.

Para proteger os seus dados, siga estes passos sugeridos pela Kaspersky:

  1. A complexidade da senha não tem que ver com quão aleatória a palavra é, mas sim quão difícil será de ser quebrada. Isto significa que deve ter, pelo menos, oito símbolos, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação.
  2. Palavras lexicalizadas, nome próprio, data de nascimento e outras combinações não são boas escolhas e nunca devem ser usadas. Por exemplo: 12345 e qwerty
  3. “Story Algorithm”. Esta abordagem consiste em pensar numa frase, letra de uma música ou citação de um filme; tirar a primeira letra das primeiras cinco palavras; entre cada letra adicionar um carácter especial e, assim, criar uma password.
  4. Utilizar a técnica de mnemônica: criar senhas com uma história que se consiga associar a uma imagem/fotografia.
  5. Não usar palavras estrangeiras, escritas com letras inglesas. Os hackers têm dicionários especiais que contêm essas combinações, por isso, este método não acrescenta qualquer segurança.
  6. Nunca partilhar a senha, bem como o método utilizado para a sua criação. Por exemplo, se um hacker descobrir um usuário que se utiliza das letras das suas músicas preferidas para criar suas senhas, pode analisar o perfil alvo nas redes sociais para descobri-las.
  7. Quando se partilha um computador com familiares, as senhas  pessoais nunca devem ser reveladas. É preferível criar outra conta de usuário. Neste caso, não seria uma questão de confiança em relação ao familiar,  pois ele pode ser persuadido a revelar a senha ou revelá-la acidentalmente.
  8. Não utilizar a mesma senha em diversos serviços. É uma prática muito comum, mas terrível e pode trazer muitos problemas. A senha única é muito importante – uma para cada site, especialmente para as contas bancárias online, de e-mail e das redes sociais. Pode ser difícil para os hackers roubar a senha de uma conta bancária mas é muito fácil fazerem-no num site pouco protegido; o ataque, nesses casos, acontece numa conta após a outra.
  9. Escrever a palavra senha no teclado várias vezes ajuda a memorização.
  10. A dificuldade de escolher e memorizar uma palavra-passe segura é apenas um mito. Há métodos que podem ajudar mas o importante é escolher um conjunto de símbolos e figuras com um significado pessoal. Jamais opter por uma combinação sem sentido que acabará sendo guardada em um pedaço de papel ou em qualquer dispositivo – isto não é seguro. Uma boa alternativa é guardá-las em programas especiais de armazenamento de senhas. Há vários disponíveis no mercado. Uma boa alternativa é o Kaspersky Password Manager.

Apesar dessas medidas, na maior parte das vezes, serem ignoradas, os usuários devem ter em mente que as senhas são portas que impedem a entrada de intrusos no seu espaço pessoal, onde há, por vezes, dinheiro e dados sensíveis que podem ser furtados e expostos, prejudicando não apenas o proprietário, mas os seus contatos.

Quero ser a prova de hackers

Posts relacionados

Caso Ashley Madison: Empresa negligente. Usuário imprudente Prêmio Segurança e Confiança?? 100% Discreto?? Empresa negligente O consultor de segurança Gabor Szathmari descobriu evidências de que os desenvolved...
Sabe qual é a pior senha do mundo? No começo do ano de 2015 a empresa de segurança da informação SplashData divulgou a sua lista anula de 25 senhas mais comuns. É sempre bom lembrar e ...
Qual o valor das suas senhas? 5 dicas para mantê-las seguras... Um em cada cinco internautas acha que suas senhas não tem nenhum valor para os  cibercriminosos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky L...
Password Manager no Kaspersky Small Office Security 4 para P... A senha é o método mais comum de autenticação. Na maioria dos casos, a senha é o único obstáculo para os malfeitores que desejam acessar suas informaç...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *