10 maneiras de proteger sua empresa contra ransomware

10 maneiras de proteger sua empresa contra ransomware

A combinação de comportamentos conscientes em relação à segurança com medidas tecnológicas podem ajudar bastante.

Diante da evolução constante dos ataques cibernéticos, as empresas se perguntam como podem prevenir de forma proativa e, se necessário, responder a um ataque de ransomware.

O ransomware é um tipo de software malicioso (malware) programado para criptografar dados ou bloquear o acesso a um dispositivo informático até que uma quantia em dinheiro (bitcoin, normalmente) seja paga.

Os efeitos que isso pode ter sobre uma empresa – incluindo perda de dados, perda de receita e confiança perdida – podem ser devastadores. Seguir as etapas a seguir ajudará a manter a sua empresa melhor protegida:

Realize treinamento de conscientização de segurança. De todas as maneiras que as empresas podem se proteger contra ransomware, a educação da equipe e a aplicação de protocolos de segurança consistentes são as mais eficazes. Programe treinamentos regulares de segurança e e-mails educacionais, lembrando aos funcionários como identificar tentativas de spear-phishing, golpes de e-mail e outras ameaças. E certifique-se de ter um plano de resposta a incidentes por escrito e testado frequentemente.

Siga um modelo de “zero confiança”. Evidentemente, você confia em seus funcionários, mas por que abrir as portas da sua empresa a riscos de segurança desnecessários, dando a todos acesso a informações confidenciais? Comece dando aos funcionários o mínimo de acesso autorizado e expanda conforme necessário, com base em funções individuais.

Use senhas fortes. Parece algo simples, mas uma senha forte ajuda sobremaneira a manter suas contas seguras. Escolha a senha mais complexa e mais longa permitida em um site ou aplicativo, com pelo menos 11 ou mais caracteres com sequências aleatórias em vez de palavras comuns. Infelizmente, esse é um conselho ainda muito negligenciado.

Use um gerenciador de senhas Os gerenciadores de senhas Kaspersky Password Manager facilitam o armazenamento de suas informações de login, permitindo senhas mais complexas que exigem menos digitação cada vez que você faz login.

Ativar autenticação multifatorial (MFA). A autenticação multifatorial ajuda a garantir que a única pessoa autorizada a acessar a sua conta é você. Requer dois ou três tipos de credenciais para autenticação da sua identidade e pode ser facilmente vinculado ao seu smartphone ou com algum dispositivo de autenticação biométrica.

Implantar uma suíte de segurança no Endpoint. Além da proteção contra malware, suítes de segurança contam com recursos de atualização de patches e outros controles de segurança. A proteção combinada do antimalware e da atualização de patches reduz a probabilidade de qualquer dispositivo ficar sem correção ou atrasado em suas atualizações.

Virtualize suas estações de trabalho e o servidor. As workstations e servidores virtuais hospedados na nuvem permitem acessar instâncias remotas de cada computador na sua rede. Além disso, você poderá acessar remotamente todos os programas, ferramentas, informações do cliente e documentos críticos para os negócios , exatamente como existiam antes de você perder o acesso aos seus desktops físicos. Uma instância virtual significa que você pode responder rapidamente a uma infecção por ransomware em um dispositivo, usando um dispositivo não infectado para se reconectar.

Crie backups múltiplos, incrementais e verificados A capacidade de restaurar seu backup significa que o “último estado bom” do seu ambiente nunca está longe. Isso oferece proteção contra ransomware, principalmente quando o próximo ataque geralmente é uma variante de malware nunca vista. Várias instâncias do seu backup significam que você remove um único ponto de falha, os backups incrementais oferecem um método eficiente de armazenar todos os dados sem a necessidade de criar várias cópias dos mesmos arquivos e a verificação significa que seus backups estão testados e prontos, caso você precise restaurar um arquivo ou o banco de dados inteiro.

Realize auditorias regulares de segurança cibernética. Sua empresa deve realizar auditorias regulares em relação à tecnologia, serviço de hospedagem e níveis de conscientização dos funcionários. Ao fazer isso, você pode identificar pontos fracos, remover pontos únicos de falha e encontrar oportunidades para reeducar os funcionários sobre as melhores práticas de segurança.

Crie um plano de resposta a incidentes. Aqui estão as boas notícias: 96% das empresas com um plano de backup e recuperação de desastre sobrevivem a um ataque de ransomware. É importante criar um plano de ação descrevendo as etapas que sua empresa tomaria no caso de um ataque, incluindo como você identificará e avaliará a ameaça, conterá, removerá, restaurará sua rede e se comunicará com funcionários e clientes.


Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort