Acesso a arquivos e documentos por ex-funcionários

Muitos profissionais, mesmo não fazendo mais parte da empresa, ainda têm acesso a recursos que não poderiam ter.

Pesquisa da Kaspersky Lab, Organizando a desordem digital nas empresas, chama atenção para os riscos que muitas empresas correm ao não restringirem ações de funcionários atuais e antigos.

Pelo menos 33% dos profissionais têm acesso a arquivos e documentos de um empregado anterior. Sem dúvida, isso representa um risco de segurança da informação. Antigos funcionários podem usar esses dados em um novo trabalho, exclui-los ou danificá-los, intencionalmente ou acidentalmente.

Uma das situações mais comuns relacionada a esses riscos refere-se àquela em que funcionários não fazem mais parte da empresa, mas ainda fazem uso do serviço de e-mail, do aplicativo de mensagens instantâneas ou dos documentos no Google corporativo.

Esses recursos acessados podem incluir propriedade intelectual, segredos comerciais ou outros dados reservados ou confidenciais que, se liberados, podem ser usados por cibercriminosos ou concorrentes para obter vantagens.

Um outro problema apontado pela, relacionado à desordem dos dados digitais, está relacionado ao tempo perdido procurando documentos ou arquivos.

Documentos digitais desorganizados e acesso sem controle a dados, além de afetarem a produtividade e representarem um gasto tremendo de energia, podem conduzir a violações e outros incidentes de segurança. Essa é uma situação que nenhuma empresa deseja.

É importante mencionar que a Lei Geral de Proteção de Dados, prevista para entregar em vigor em agosto de 2020, regulamenta o tratamento de dados pessoais. Está ai mais um motivo para as empresas darem uma atenção à forma como esses dados são disponibilizados e quem pode acessá-los.

Para assegurar que a desordem digital não perturbe suas práticas de segurança de dados, leia as dicas da Kaspersky Lab:

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort