Antivírus para Android: versão paga ou gratuita?

Você deve ter dúvidas sobre qual é o melhor produto antivírus para Android. E, ainda, se deve pagar ou usar a versão free.

Você também é do tipo que acredita que os dispositivos Android não precisam de uma solução antivírus? Você não está só. Muitos usuários acreditam negligenciam a segurança dos seus dispositivos.

Mas saiba que existem muitos tipos de malware para esse sistema operacional. Muitos deles, inclusive, estão escondidos em lojas oficiais como a Google Play.

Agora, você pode estar convencido sobre os perigos de usar o seu smartphone ou tablet sem proteção. Malware e phishing são algumas das ameaças. Não se esqueça que há a possibilidade de roubo, furto e perda também.

Qual antivírus para mobile você deve escolher?

Como revendedores da Kaspersky, é claro que vamos dizer que sim e recomendar o Kaspersky Internet Security for Android.

O KISA não é uma mera solução antivírus. Trata-se de uma suíte de segurança que inclui módulo antirroubo, funcionalidade de criar listas de exceções para números de telefone, dentre outras.

O Kaspersky Internet Security for Android está disponível em duas versões: gratuita e paga.

Qual a diferença entre elas e qual você precisa?

A versão gratuita tem 3 principais recursos.

O primeiro é um mecanismo antivírus.

O segundo é o módulo antirroubo. Caso o smartphone ou tablet seja perdido ou roubado, permite que o dono envie um comando de bloqueio do dispositivo e que as coordenadas de localização GPS sejam informadas, assim como disparar um alarme sonoro (e se o aparelho simplesmente caiu debaixo do banco do carro?) ou tirar uma fotografia secreta com a câmera frontal. É possível verificar se o cartão SIM foi substituído. Caso sim, ele envia informações sobre o novo chip para você.

O terceiro cria listas de exceções para números de telefone indesejados. Você simplesmente insere os números manualmente e o programa os memoriza. Ligações e mensagens recebidas destes números serão bloqueadas. Ótimo recurso para aqueles que vivem recebendo ligações inconvenientes de centrais de telemarketing.

Funcionalidades extras da versão paga

A principal diferença entre a versão gratuita e a paga é a verificação automática em tempo real. Na versão gratuita, a varredura de malwares precisa ser ativada manualmente. O app se limitará a lembrá-lo de fazer isso periodicamente. A versão paga ativa a verificação de forma automática, sempre um arquivo for baixado.

Mas não é só isso. Há outras funcionalidades úteis. Por exemplo, o AppLock permite que o usuário restrinja o acesso a certos aplicativos com um código PIN. Isso é muito útil quando você empresta seu tablet para seus filhos brincarem, por exemplo. Evita que, acidentalmente, eles deletem seus contatos ou enviem uma mensagem sem sentido para o seu chefe.

Além disso, protege contra ataques de phishing. Isso ajuda bastante na hora de verificar a autenticidade de mensagens do seu banco, por exemplo. Phishers amam pescar as credenciais de acesso de contas bancárias alheias. Sem falar nos sites perigosos. é possível analisar todas as páginas que você tenta acessar. Caso seja determinado que o site é malicioso, o seu carregamento não será permitido. A importância dessa função deve ser levada em consideração.

Finalmente, é possível esconder seus contatos importantes. No caso de alguém obter acesso ao seu telefone, não será possível vê-los em sua lista de contatos ou chamadas.

Caso utilize a versão gratuita e queira migrar para a versão paga, isso pode ser feito a partir do próprio aplicativo. As licenças são anuais ou mensais. Caso decida não renová-la, continuará protegido em modo gratuito.

Qual versão você deve escolher então?

Cada uma das versões tem seus prós e contras. Se não se importar de verificar manualmente cada arquivo que baixa, escolha a versão gratuita. Ela é igualmente eficaz na identificação de malware, mas lembre-se de fazer frequentemente a varredura.

Agora, se você quer que tudo funcione no modo automático, sem se preocupar, considere a versão paga. Além das verificações de arquivos ocorrerem sem que você precise intervir, estará protegido contra as ameaças presentes em sites maliciosos.

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?