Ataques cresceram 9%. Brasil lidera o ranking contra usuários macOS.
Segundo relatório da Kaspersky, “Ameaças a usuários Mac de 2019“, o número de ataques de phishing contra usuários de MacBooks, dispositivos móveis iOS e o ecossistema de serviços online Apple alcançou 1,6 milhão no primeiro semestre de 2019 – índice aproximadamente 9% maior do que as fraudes ocorridas em todo o ano de 2018.
Os usuários de macOS de algumas regiões foram mais afetados que os de outras: o Brasil encabeça essa lista, com 30,9% dos usuários atacados. Em seguida estão a Índia, com 22,1%, e a França, com 22%.
O fato é que o número crescente de usuários das plataformas está atraindo cada vez mais cibercriminosos e esta é uma das principais constatações do relatório da Kaspersky.
Embora o volume de malware contra usuários de macOS e da plataforma móvel iOS seja muito menor em comparação com as ameaças para Windows e Android, no caso do phishing o cenário é bem diferente – uma vez que esta técnica utiliza engenharia social e independe do sistema operacional.
Soluções de segurança da Kaspersky bloquearam mais de 1,49 milhão de acessos a páginas de phishing utilizando o tema Apple.
Essas estatísticas foram compartilhadas voluntariamente pelos usuários via Kaspersky Security Network – tecnologia global em nuvem da Kaspersky para proporcionar resposta imediata a ciberameaças emergentes.