Black SEO e a estreia de Star Wars

Com a estreia do novo filme da franquia Star Wars, a Kaspersky inúmeros sites fraudulentos criados para disseminar malware ou aplicar golpes.

Sempre que lançado um filme famoso, os criminosos o utiliza como isca para distribuir malware ou aplicar outros golpes. A bola da vez é o último episódio da saga Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker.

De acordo com a Kaspersky, há inúmeros sites fraudulentos utilizando o filme para disseminar malware, que vão de sites de torrents a plataformas ilegais de streaming.

Mesmo antes da estreia, em 19 de dezembro, os pesquisadores descobriram mais de 30 sites fraudulentos e perfis nas redes sociais se passando por contas oficiais do filme que, supostamente, distribuiriam cópias gratuitas do filme. Evidentemente, em troca a vítima descuidada deveria fornecer seus dados de cartão de crédito.

A prática de usar domínios semelhantes aos domínios oficiais, fazendo o usuário acreditar que está no site original, é conhecida como Black SEO. Aplicando-se essa técnica, os criminosos aplicam golpes de phishing com a ajuda dos mecanismos de busca.

Para evitar ser vítima de malwares disfarçados de filmes, é recomendado:

  • Preste atenção às datas de lançamento do filme oficial nos cinemas, em serviços de streaming, na TV, em DVD ou em outras plataformas;
  • Não seja ingênuo! Não clique em links suspeitos, como aqueles que prometem a visualização antecipada de um filme que ainda não estreou ou está apenas nos cinemas;
  • Examine a extensão do arquivo baixado. Os conteúdos em vídeo geralmente apresentam a extensão .avi, .mkv ou . mp4 ou outro formato de vídeo – mas com certeza não pode ser um .exe, jamais.
  • Verifique a autenticidade do site. Só acesse sites que permitem assistir a filmes quando tiver certeza de que são legítimos e seu endereço começar com ‘https’. Na dúvida, faça consultas no Google e veja a opinião de outros usuários. (Obs.: Apesar do https não ser uma garantia, fuja daqueles que não utilizam esse protocolo seguro).
  • E sempre use uma solução de segurança confiável, que seja capaz de bloquear o acesso aos sites falsos e detecta os malwares usados nesse tipo de ataque.

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort