Ferramenta de descriptografia do ransomware Shade

A Kaspersky Lab lançou uma ferramenta de descriptografia de variantes do ransomware Shade.

Nesta semana os operadores por trás do ransomware Shade foram ao GitHub para anunciar que haviam encerrado suas operações. Além disso, pediram desculpas às vítimas e divulgaram aproximadamente 750 mil chaves de criptografia em seu poder.

A Kaspersky aproveitou para lançar um aplicativo decodificador atualizado, incluindo as novas chaves. (Faça o download da ferramenta ShadeDecryptor) Com isso, as vítimas podem desbloquear os arquivos atingidos por todas as variantes do ransomware Shade. Já havia um decodificador para versões mais antigas do Shade.

Obviamente, as chaves são úteis apenas para as vítimas que mantiveram seus arquivos criptografados. Infelizmente, caso a vítima tenha excluído seus arquivos, isso não terá muito valor. De todo modo, há casos de pessoas que mantiveram seus arquivos criptografados durante anos, sendo capazes de usar uma ferramenta de descriptografia quando lançada.

Fica a questão: será que os criminosos que criaram o ransomware Shade realmente foram impulsionados pelo remorso? Ou as chaves foram roubadas por uma gangue rival que colocou a mensagem no GitHub?

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort