A melhor forma de se proteger contra o golpe é comparar o link recebido com o do site oficial.
Não é novidade que links falsos para aplicar golpes estão circulando na Internet em meio a pandemia do coronavírus. O mais recente golpe, que já tem quase 7 milhões de compartilhamento, usa o auxílio emergencial de R$ 600,00 do governo federal. Muito cuidado: em vez de você receber o auxílio, os seus dados podem ser roubados.
Caso receba um link via WhatsApp ou e-mail com esse tipo de conteúdo, preste atenção para o endereço dos links acessados. Endereços do governo devem ter a terminação gov.br.
Como funciona o golpe?
O link geralmente é disseminado pelo WhatsApp ou outras redes sociais. Ao recebê-lo, o usuário é incentivado a responder algumas perguntas criadas para dar verossimilhança ao golpe, como “você é beneficiário do Bolsa Família? Para se cadastrar e começar a receber o suposto auxílio”.
Após respondê-las, o usuário é induzido a compartilhar o link com contatos ou grupos para ter acesso ao falso benefício, tornando-se assim um vetor de disseminação do golpe. Após ser compartilhado, o usuário é direcionado a uma página para fornecer seus dados pessoais, ou até mesmo visualizar publicidades, o que torna o golpe extremamente lucrativo aos criminosos.

As informações sobre o auxílio podem ser buscadas no site www.auxilio.caixa.gov.br.
