Malware impossível de remover?

Malware impossível de remover? Xhelper

O Xhelper que já infectou mais de 45 mil dispositivos, mesmo depois de removido, se reinstala no smartphone da vítima.

Recentemente, portais de notícia chamaram atenção para uma recente epidemia de malware no Android.

Milhares de usuários se queixaram de uma misteriosa ameaça que se escondia nos dispositivos infectados e que se reinstalava mesmo depois que a removessem ou restaurassem as configurações de fábrica do smartphone.

A ameaça, que já infectou mais de 45 mil dispositivos Android nos últimos seis meses, recebeu o apelido de Xhelper. Em média, o malware infecta pelo menos 2.400 dispositivos mensalmente.

A origem dessas infecções está ligada aos “redirecionamentos de páginas” que enviam os usuários para sites que hospedam aplicativos para Android. Esse tipo de site faz com que o usuário instale aplicativos fora da Google Play. Um código malicioso presente nesses apps acaba fazendo download do xHelper.

De todo modo, mesmo sendo um malware, ele não tem poder de destruição. O xHelper serve apenas para mostrar anúncios pop-up e notificações com conteúdo de spam. Esse método permite que os seus criadores gerem rapidamente uma receita significativa de publicidade.

Embora muitos produtos antivírus para Android detectem o malware Xhelper, eles ainda não podem removê-lo ou impedi-lo permanentemente de ser reinstalado nos dispositivos infectados.

Como a fonte do malware ainda não está clara, é recomendável que os usuários do Android tomem precauções simples, mas eficazes, como:

  • Mantenha dispositivos e aplicativos atualizados;
  • evite downloads de aplicativos de fontes desconhecidas;
  • Sempre preste muita atenção às permissões solicitadas pelos aplicativos;
  • Faça backup frequentemente dos dados;
  • Instale um bom aplicativo antivírus que proteja contra esse malware e ameaças semelhantes.
Malware BRata

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort