Você se preocupa com os aplicativos que utiliza?

privacidade aplicativos android

Você está preocupado com a monitorização da sua atividade online? Teme que seu smartphone seja espionado?

Segundo relatório da Kaspersky Lab, os usuários de dispositivos móveis, de maneira geral, estão cada vez mais preocupados com a monitorização da sua atividade online e dos seus rastros digitais.

De acordo com a investigação, 83% das aplicações Android não só acessam a uma grande quantidade de dados, como informações importantes sobre a localização dos usuários ou dados dos seus contatos e atividades, entre outros, mas 96% delas também operam sem consentimento dos usuários.

Algumas descobertas:

  • 61% dos usuários não se sentem confortáveis em compartilhar informações sobre a sua localização com websites e aplicações. Aumento muito significativo em relação a aos 39% registrados em 2016;
  • 56% dos usuários estão preocupados com o fato de terceiros acessarem às informações armazenadas nos dispositivos;
  • 50% temem que algum hacker malicioso possa obter a sua localização pelas informações de geolocalização dos próprios dispositivos.

No entanto, apesar de demonstrarem preocupação, os usuários não adotam medidas de segurança e proteção de privacidade para evitar estes riscos.

  • Cerca de metade dos participantes (47%) admitiu não verificar as permissões das aplicações pré-instaladas nos seus dispositivos Android e iOS;
  • Um em cada cinco (21%) não presta atenção às permissões quando faz download ou instala novas aplicações no seu dispositivo.

Baixar aplicativos aleatoriamente, sem verificar sua segurança, pode ser muito arriscado. Além de invadirem a privacidade, muito deles contêm bugs e brechas de segurança. A maioria dos aplicativos exige que você envie determinados detalhes pessoais para fornecer melhores serviços. Alguns até exigem acesso aos seus contatos e outros detalhes – informações que, se vazadas, podem causar problemas.

Resumindo, apesar dos receios quanto à segurança e privacidade, pela falta de adoção de medidas protetivas, grande parte dos usuários permanece vulnerável a potenciais incidentes de segurança.

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort