Qual solução de segurança corporativa oferece a proteção mais consistente?

O laboratório do AV-TEST testou 15 soluções cliente-servidor para Windows durante um período de seis meses.

De maneira geral, antes de decidir qual solução de segurança corporativa comprar, o tomador de decisão busca saber qual oferecerá melhor proteção a longo prazo. Pensando nisso, o laboratório de testes independentes, AV-TEST, submeteu 15 soluções, durante seis meses (de julho a dezembro de 2019), a testes, avaliando o nível de proteção, desempenho e influência na usabilidade.

Nos testes, cada produto foi testado continuamente por seis meses seguidos. Os dados coletados durante o período fundamentaram o resultado final. Em cada uma das categorias testadas, proteção, desempenho e usabilidade, os produtos participantes podem ganhar até 6 pontos. Desse modo, a pontuação máximo é de 18 pontos. 

Ambas as soluções da Kaspersky alcançaram pontuação máxima.

Dois produtos da Kaspersky participaram da avaliação: Kaspersky Endpoint Security for Business e Kaspersky Small Office Security.

Proteção contra malware

A primeira linha de defesa é a proteção é a detecção de malware, como vírus, worms ou cavalos de Troia (trojan horses). Para cada um dos testes realizados mensalmente, o laboratório coletou um novo malware de dia zero, que no início dura apenas 1 ou 24 horas. Essas amostras de malware são usadas como base do teste do mundo real. Durante os seis meses, mais de 1000 amostras de malware de dia zero foram implantadas. No segundo teste, envolvendo o chamado conjunto de referências, o laboratório examinou se os fabricantes também conseguiam detectar com precisão o malware mais antigo e já conhecido. Durante os meses de teste, as soluções foram acionadas para detectar e filtrar quase 60 mil arquivos de malware.

Nos testes, as duas versões do Kaspersky detectaram 100% das ameaças do conjunto de referências. Nos testes do mundo real, cada uma das versões da Kaspersky detectou 99,8% das ameaças.

Testes de desempenho

Além da segurança, a sobrecarga causada pelo antivírus também é um fator importante. Afinal, os PCs de escritório não podem ficar reféns dos interesses relacionados à segurança. Neste teste, o laboratório usa PCs com configurações padrão e avançadas, instala uma solução de proteção e realiza várias operações: abertura de sites, instalação e inicialização de programas, realização de downloads e cópia de dados. Em quanto tempo essas tarefas foram realizadas são registradas em sistema de referência. Posteriormente, o laboratório compara os tempos que cada solução precisa para concluir as tarefas idênticas. Nesta categoria de desempenho, é possível ganhar até 6 pontos. As duas versões do Kaspersky ganharam pontuação máxima no teste de desempenho.

O Kaspersky Small Office Security 7, voltado para pequenas empresas, atingiu pontuação máxima nos testes de desempenho.
O Kaspersky Endpoint Security, solução direcionada para médias e grandes empresas, atingiu pontuação máxima nos testes de desempenho.

Segurança silenciosa versus alarmes falsos

Na terceira categoria principal de teste, usabilidade, o laboratório avalia todos os pacotes de segurança mensalmente quanto a alarmes falsos. Durante o período de teste, a equipe visitou 3 mil sites com cada uma das soluções, instalou 150 aplicativos populares e verificou mais de 4 milhões de arquivos normais e limpos. O último critério é especialmente importante, pois verifica os chamados falsos positivos, que são aqueles arquivos normais identificados falsamente como arquivos maliciosos. Também nesta categoria, o resultado geral é bom. Novamente, as soluções da Kaspersky obtiveram nota máxima.

Conclusão

Após seis meses de testes, os dois produtos da Kaspersky (KSOS e KESB) foram capazes de obter 6 pontos em cada bateria de testes, totalizando a pontuação máxima de 18 pontos. Ano após ano, a Kaspersky continua na dianteira.

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort