O que é o System Watcher da Kaspesky?

O que é o System Watcher da Kaspesky?
5 (100%) 11 votes

system watcher kasperskyEm 2016, a Kaspesky Lab patenteou o System Watcher, uma tecnologia capaz de tornar a tarefa de prevenção e de remediação mais efetivas.

Quando falamos em prevenção, queremos nos referir ao monitoramento do dispositivo, neutralizando atividades potencialmente perigosas. Se o software de segurança identificar, por exemplo, um Trojan, um e-mail de phishing, spam ou site malicioso, ele tomará medidas para proteger o usuário.

Se a prevenção falhar, muito provavelmente o dispositivo será infectado. Não será uma tarefa simples limpar um sistema comprometido. O software de segurança, além de precisar remover o código malicioso, terá que restaurar as funções do computador atacado. Analogamente, seria o mesmo que dizer que não bastará eliminar o vírus do corpo do paciente, mas será necessário recuperar a saúde do paciente que foi debilitada.

Análise comportamental

De fato, a maioria dos fabricantes antivírus conseguem executar boas medidas preventivas, no entanto, quando falamos de remediação (ou recuperação), nem todos os fabricantes se destacam.

É aí que a análise comportamental entra em jogo, fazendo toda diferença. Tal tecnologia está embutida no módulo System Watcher (Inspetor do Sistema) e, com o auxílio de outros componentes de segurança, detecta as interações maliciosas conhecidas de um software suspeito antes que cause danos irreversíveis. Não bastasse isso, o System Watcher (Inspetor do Sistema) é capaz de remediar as modificações feitas pelo malware por conta do monitoramento do comportamento da ameaça.

Configurações no System Watcher (Inspetor do Sistema) no KSOS5

Em tempos de ciberataque, é aconselhável nunca desativar o System Watcher. Essa função de segurança proativa é de grande ajuda no que diz respeito à proteção das mais novas espécies de malware, sendo especialmente efetiva contra ransomware.

Abaixo um vídeo sobre como o Inspetor do Sistema funciona:

Conclusão

Uma solução de segurança forte como as oferecidas pela Kaspersky Lab dificilmente permite que um malware permaneça no sistema a ponto de causar danos que demandem remediação.

Monitorar o computador por meio do Kaspersky System Watcher é uma abordagem altamente eficaz. Tal abordagem é capaz de bloquear as ações destrutivas de qualquer programa malicioso, independente de sua assinatura estar disponível ou não na base de dados. O Inspetor do Sistema fornece altas taxas de detecção com poucos falsos positivos. O monitoramento contínuo e detalhado permite uma restauração precisa do sistema danificado pelo malware.

O componente System Watcher (Inspetor do Sistema) está presente nas soluções domésticas (Kaspersky Anti-Virus, Kaspersky Internet Security, Kaspersky Internet Security – Multi-Device, Kaspersky Total Security – Multi-Device) e corporativas (Kaspersky Endpoint Security for Business e Kaspersky Small Office Security).

Mais informações sobre o:

Quero ser a prova de hackers

 

Posts relacionados

Artilharia contra ataques ransomware A adoção de alguns recursos dos produtos da Kaspersky Lab, como o System Watcher, Controle de Aplicações e o Anti-Cryptor, ajuda a combater ataques ...
A história exclusiva do ransomware Petya/ExPetr: saiba como ... Webminar sobre o ransomware Petya/ExPetr promovido pela Kaspersky lab e Comae Technologies. Na quinta-feira, 29 de junho, a Kaspersky Lab apresenta...
Alerta: Ciberataque WannaCry Ransomware Nova variante de ransomware, o WannaCry, afeta milhares de usuários ao redor do mundo por meio de ataque em massa. Na sexta-feira (12/05) informaçõ...
Ransomware: fatos sobre o seu inimigo Relatório da Kaspersky Lab aborda evolução do ransomware de abril de 2016 a março de 2017, comparando com o período de abril de 2015 a março de 2016. ...
Ferramenta da Kaspersky decriptogtafa arquivos infectados pe... O Kaspersky Labs atualizou a ferramenta RakhniDecryptor com as chaves que podem ser usadas para descriptografar arquivos infectados pelo ransomware Dh...
Ransomware Decryptors: Ferramentas gratuitas para remoção A Kaspersky Lab oferece ferramentas gratuitas para remoção de ransomware. O que é ransomware? É um malware (software malicioso) que bloqueia o dispos...
One comment on “O que é o System Watcher da Kaspesky?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *