Previsões 2017

Em 2017, ransomware continuará sendo a principal ameaça.

|

Kaspersky Lab divulgou relatório com previsões para o próximo ano. Na América Latina ataques a instituições financeiras e ransomware corporativo serão as principais ameaças.

O relatório mostra que os criminosos continuarão atacando as organizações financeiras com o fim de desviar grandes quantias de dinheiro. Ameaças como o Carbanak ou os ataques ao sistema SWIFT foram notícia durante o ano de 2016. A equipe de pesquisa da Kaspersky Lab acredita que esse seja apenas o início de uma onda de ataques contra o setor financeiro latino-americano realizada por criminosos locais, mas com ligações no exterior.

No entanto, a maior preocupação é em relação ao aumento dos ataques de ransomware voltados a empresas. Em função da cultura dos usuários latino-americanos, nem sempre os cibercriminosos alcançam seus objetivos com o sequestro de dados, pois muitas pessoas simplesmente preferem perder seus dados em vez de pagar um resgate. Esse aspecto cultural abre as portas para que os criminosos utilizem o ransomware clássico, projetado para estações de trabalho e servidores, concentrando-se mais em vítimas corporativas, instituições e outras entidades, pois, de maneira geral, elas não têm outra opção além de fazer todo o possível para recuperar as informações sequestradas.

Outras preocupações citadas se referem ao mercado de ataques direcionados, a proibição de programas de mensagens instantâneas criptografadas de ponta a ponta, além da importação de ataques de outras regiões para a América Latina.

Para mais informações, leia as Previsões de ataques cibernéticos na América Latina, 2017.

 

Últimas postagens

descobrir imagem e vídeo falsas
Estratégias para verificar a autenticidade e origem de fotos e vídeos

Em recente artigo publicado pela Kaspersky, o especialista em segurança Stan Kaminsky abordou a cres…

Furto criptomoedas
Condenado a 3 anos de prisão por furto de criptomoedas

Shakeeb Ahmed, um ex-engenheiro de segurança, foi condenado a três anos de prisão nos Estados Unidos…

Por que Kaspersky?
Sobre a Kaspersky e por que escolhê-la?

Desde sua fundação em 1997 por Eugene Kaspersky, a Kaspersky tem sido uma força líder na defesa cont…