É raro um usuário que nunca encontre qualquer tipo de spam em sua caixa de entrada. Há aqueles que recebem e-mails eventuais de um remetente duvidoso e outros recebem todos os dias. Em recente pesquisa realizada pela Kaspersky em associação com a B2B Internacional revelou que 64% dos entrevistados consideram o spam uma das ameaças mais graves.
Os cibercriminosos usam o spam como um canal para disseminar malware: os objetos maliciosos são, por via de regra, anexado à mensagem que é enviada/recebida; O spam também pode conter um link para recursos web malicioso que servem para o ataque de phishing.
E o que dizer do longo tempo que levamos para apagar todas as mensagens indesejadas da caixa de entrada?
Com o objetivo de limitar o spam, siga algumas instruções. São simples e de muita utilidade:
1. Mantenha duas contas de e-mail: uma “pública” e outra em “segredo” (privado). Use a última apenas para se corresponder com as pessoas que você conhece.
2. É altamente recomendável usar credenciais diferentes. E, é claro, nunca use a mesma senha para todas as contas: embora esta dica não combata realmente o spam, ela vai ajudar a evitar certos problemas em um caso de infecção por malware ou violação.
3. Nunca cite seu e-mail “privada” na Internet e não use-o para se cadastrar em serviços da web – para isso você tem o outro e-mail, o “público”.
4. Se você receber uma mensagem de spam ou um e-mail de um remetente desconhecido em sua caixa de entrada, nunca abra anexos ou clique em links. E não tente responder a esses e-mails.
5. Use soluções de segurança que empregam tecnologias anti-spam avançadas.