7 sintomas de Malware

computador-malwareComputadores são complicados. Nem sempre fazem precisamente o que esperamos. Às vezes, um comportamento inesperado é apenas um acaso; outras vezes, é o sinal da ação de um malware. Se o seu computador apresentar algum destes sinais, o sistema pode estar comprometido.

 

1. Anúncios pop-up aparecem, mesmo quando nenhum navegador está aberto.

Embora hoje em dia não sejam tão comuns como costumavam ser, programas de adware bombardeam suas vítimas com anúncios. Às vezes eles são anúncios de produtos legítimos, outras vezes contêm links para sites maliciosos, sites que irão tentar jogar mais malware em seu PC.

2. A navegação do Browser é direcionada.

Nem todo redirecionamento de site é malicioso, mas se você tentar acessar o Google e for conduzido a um site de busca não conhecido, você provavelmente tem um problema. Às vezes, o redirecionamento é mais sutil. Por exemplo, um Trojan bancário pode desviar seu navegador para um site fraudulento parecido com o verdadeiro do seu banco. Nesse caso, a sua única pista é a URL mostrada na barra de endereços.

3. Um software de segurança nunca instalado por você aparece com avisos assustadores.

Criação e distribuição de programas antivírus falsos é um negócio lucrativo. Os autores usam drive-by downloads ou outras técnicas furtivas para instalar antivírus falso no sistema e, em seguida, exibir avisos assustadores sobre falsas ameaças. Naturalmente, você tem que registrar um pagamento antes de a ferramenta fraudulenta “consertar” o problema. E, claro, a falsa verificação de malware é super-rápida, uma vez que não está realmente fazendo alguma coisa.

4. Posts que nunca foram escritos por você aparecem nas redes sociais.

Malwares focados no Facebook e outros sites de mídia social se propagam através da geração de mensagens falsas. Normalmente estas mensagens incluem uma declaração chamativa, do tipo “OMG você estava realmente bêbado que? Olhe para esta foto!” Qualquer pessoa que se deixa enganar pela mensagem fake, clica no link e se tornará a próxima vítima.

5. Um programa mantém o seu PC como refém e pede resgate.

Alguns malwares, literalmente, mantêm o seu PC ou dados como refém para pedirem resgate. Ameaças de ransomware podem criptografar todas as suas fotos e documentos e exigir que você pague para recuperá-los. Outros tentam ocultar o que estão fazendo. Por exemplo, eles podem exibir um aviso supostamente do FBI dizendo que seu computador foi usado para enviar spam e exigindo que você pague uma multa antes que você seja autorizado a usá-lo novamente. Claro que, mesmo se você pagar, você não obterá de volta o seu sistema.

6. De repente, você não pode mais usar ferramentas comuns do sistema.

Um usuário inteligente suspeitando da presença de malware, pode iniciar o Gerenciador de Tarefas para investigar ou verificar as configurações usando o Editor de Registro. Se você tentar usar essas ou outras ferramentas e o sistema mostrar uma mensagem dizendo que o Administrador as desativou, essa pode muito bem ser uma tentativa de auto-defesa do malware em seu sistema.

7. Tudo parece perfeitamente normal.

Está certo. Alguns tipos de malware fazem o seu melhor para esconder toda as suas atividades, sem deixar traços visíveis. Mesmo quando você não notar nada de anormal, é possível que um “bot” no seu sistema esteja tranquilamente à espera de instruções de comando e controle ou  um acesso remoto por Trojan pode estar colhendo suas informações pessoais.

Se você acha que um malware está residindo em seu computador, faça download do Kaspersky imediatamente. Já usa outra ferramenta? Então, aparentemente, a sua proteção não está sendo efetiva. Verifique se o seu antivírus está atualizado e execute uma verificação completa. Obtenha uma segunda opinião, gratuitamente, como o Kaspersky Security Scan.

 

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort