A Kaspersky Lab anunciou na quarta-feira (20) duas ferramentas para proteger os usuários da Internet contra espionagem via webcam e microfone.
Usar malware capaz de interceptar imagens da câmera é um método usado para espionar alguém, invadindo a sua privacidade. Muitos usuários prestam pouca ou quase nenhuma atenção ao que pode ser capturado pelas suas câmeras, que vão desde a capturar de imagens de documentos que contenham detalhes bancários, cartões de crédito ou simplesmente atividades privadas ou intimas.
Pensando nisso, a Kaspersky Lab desenvolveu o recurso de Proteção de Webcam, que ajuda a controlar aplicativos que tentam se concentar à webcam, avisando o usuário sobre tentativas de acesso e, se necessário, bloqueia o acesso à câmera.
Da mesma forma, para ajudar as pessoas a se protegerem contra a ameaça de vigilância de áudio, a Kaspersky Lab desenvolveu e patenteou a tecnologia exclusiva de Proteção de Microfone, um método para combater o acesso não autorizado a dados de microfone em dispositivos Windows. A tecnologia da Kaspersky Lab filtra os comandos internos enviados para o serviço de áudio do Windows e indica a criação de cada novo fluxo de áudio por qualquer aplicativo. Se você reconhecer que um programa “não confiável” ou de “restrição baixa ou alta” tenta acessar o microfone, a solicitação será bloqueada imediatamente.
Enfim, o Webcam Protection é um recurso contra investidas de hackers para interceptar imagens da câmera. Já o Microphone Protection tem como objetivo impedir o acesso não autorizado a dados do microfone em computadores com Windows.
As novidades estão disponíveis em três pacotes de proteção desenvolvidos pela empresa: Kaspersky Anti-virus 2018, Kaspersky Internet Security 2018 e Kaspersky Total Security 2018.
Usuários que já possuem uma licença terão suas versões atualizadas automaticamente. Os que não têm, mas desejam adquirir, podem comprar pela loja virtual.