A tecnologia Anti-Cryptor da Kaspesky Lab combate ransomware em Servidores Windows.
Em março de 2016, a Kaspersky Lab lançou uma nova versão do Kaspersky Security for Windows Server, desenvolvido especificamente para servidores corporativos de alto desempenho. Uma das melhorias mais significativas se refere à nova tecnologia Anti-Cryptor (antiransomware).
O vídeo abaixo explica como proteger os recursos de rede corporativos contra ransomware com o Kaspersky Security for Windows Server.
Cryptors, Cryptomalware e Ransomware são três nomes diferentes para uma das principais ameaças relacionadas à cibersegurança. Esta ameaça é capaz de se infiltrar e criptografar uma rede inteira – incluindo os seus backups – em poucos minutos.
Todos os nós de uma rede corporativa exigem meios técnicos para impedir que ransomware criptografe os dados, mas servidores de arquivo são os “pontos mais fracos”: se forem atacados, os processos de uma empresa podem ser interrompidos, podendo gerar enormes prejuízos financeiros e danos a sua imagem.
A nova versão do Kaspersky Security for Windows Server contém uma série de tecnologias de proteção destinadas a prevenir a disseminação de malware pela rede. A solução identifica e faz análises das áreas críticas dos servidores corporativos, ajudando a fortalecer as áreas do sistema operacional que estão mais expostas à infecção.
Por exemplo, verificar arquivos de execução automática (Autorun) pode ajudar a prevenir que o malware seja executado durante a inicialização do sistema. Quaisquer processos ocultos que estejam rodando também são revelados.
Para ajudar a proteger as empresas contra ameaças desconhecidas e avançadas, o Kaspersky Security for Windows Server conta com o Application Startup Control: definindo regras, a equipe de TI pode permitir ou bloquear a inicialização de arquivos executáveis, scripts e pacotes de instalação ou o carregamento de módulos de programas em servidores configurados.
Há, também, a tecnologia Anti-Cryptor baseada em um algoritmo patenteado da Kaspersky Lab, sem paralelo no mercado: com base na analise de padrões de comportamento, detecta e protege pastas compartilhadas contra atividade de criptografia.
Outra tecnologia empregada pela solução é o seu bloqueador de host malicioso. Se qualquer atividade malicioso é detectado por meio de atividades de proteção de arquivo ou Anti-Cryptor em tempo real, o acesso a pastas compartilhadas na rede é imediatamente restrito a um servidor seguro, proteger arquivos de danos por terceiros mal-intencionados. Se, por algum motivo, a atividade de criptografia maliciosa é iniciada, o Anti-Cryptor a detecta, protegendo em tempo real os arquivos e bloqueando o acesso a pastas compartilhadas na rede.
A nova tecnologia Anti-Cryptor é um componente chave da atualização da aplicação para servidor Kaspersky Security for Windows, o qual está incluído nos pacotes da linha Kaspersky Endpoint Security for Business, bem como nas soluções direcionadas especificamente para servidores de arquivos e storages.
O Kaspersky Security for Windows Server faz parte do seguintes produtos:
- Kaspersky Security for File Server
- Kaspersky Endpoint Security for Business (Select, Advanced e Total)
- Kaspersky Security for Storage
No vídeo abaixo, veja três cenários que mostram a importância de uma tecnologia anti-ransomware adequada para o ambiente de sua empresa.
Para fazer uma avaliação, receber mais informações ou consultar o preço das soluções da Kaspersky Lab para servidor de arquivo, entre em contato: