Você deve ter dúvidas sobre qual é o melhor produto antivírus para Android. E, ainda, se deve pagar ou usar a versão free.
Você também é do tipo que acredita que os dispositivos Android não precisam de uma solução antivírus? Você não está só. Muitos usuários acreditam negligenciam a segurança dos seus dispositivos.
Mas saiba que existem muitos tipos de malware para esse sistema operacional. Muitos deles, inclusive, estão escondidos em lojas oficiais como a Google Play.
Agora, você pode estar convencido sobre os perigos de usar o seu smartphone ou tablet sem proteção. Malware e phishing são algumas das ameaças. Não se esqueça que há a possibilidade de roubo, furto e perda também.
Qual antivírus para mobile você deve escolher?
Como revendedores da Kaspersky, é claro que vamos dizer que sim e recomendar o Kaspersky Internet Security for Android.
O KISA não é uma mera solução antivírus. Trata-se de uma suíte de segurança que inclui módulo antirroubo, funcionalidade de criar listas de exceções para números de telefone, dentre outras.
O Kaspersky Internet Security for Android está disponível em duas versões: gratuita e paga.
Qual a diferença entre elas e qual você precisa?
A versão gratuita tem 3 principais recursos.
O primeiro é um mecanismo antivírus.
O segundo é o módulo antirroubo. Caso o smartphone ou tablet seja perdido ou roubado, permite que o dono envie um comando de bloqueio do dispositivo e que as coordenadas de localização GPS sejam informadas, assim como disparar um alarme sonoro (e se o aparelho simplesmente caiu debaixo do banco do carro?) ou tirar uma fotografia secreta com a câmera frontal. É possível verificar se o cartão SIM foi substituído. Caso sim, ele envia informações sobre o novo chip para você.
O terceiro cria listas de exceções para números de telefone indesejados. Você simplesmente insere os números manualmente e o programa os memoriza. Ligações e mensagens recebidas destes números serão bloqueadas. Ótimo recurso para aqueles que vivem recebendo ligações inconvenientes de centrais de telemarketing.
Funcionalidades extras da versão paga
A principal diferença entre a versão gratuita e a paga é a verificação automática em tempo real. Na versão gratuita, a varredura de malwares precisa ser ativada manualmente. O app se limitará a lembrá-lo de fazer isso periodicamente. A versão paga ativa a verificação de forma automática, sempre um arquivo for baixado.
Mas não é só isso. Há outras funcionalidades úteis. Por exemplo, o AppLock permite que o usuário restrinja o acesso a certos aplicativos com um código PIN. Isso é muito útil quando você empresta seu tablet para seus filhos brincarem, por exemplo. Evita que, acidentalmente, eles deletem seus contatos ou enviem uma mensagem sem sentido para o seu chefe.
Além disso, protege contra ataques de phishing. Isso ajuda bastante na hora de verificar a autenticidade de mensagens do seu banco, por exemplo. Phishers amam pescar as credenciais de acesso de contas bancárias alheias. Sem falar nos sites perigosos. é possível analisar todas as páginas que você tenta acessar. Caso seja determinado que o site é malicioso, o seu carregamento não será permitido. A importância dessa função deve ser levada em consideração.
Finalmente, é possível esconder seus contatos importantes. No caso de alguém obter acesso ao seu telefone, não será possível vê-los em sua lista de contatos ou chamadas.
Caso utilize a versão gratuita e queira migrar para a versão paga, isso pode ser feito a partir do próprio aplicativo. As licenças são anuais ou mensais. Caso decida não renová-la, continuará protegido em modo gratuito.
Qual versão você deve escolher então?
Cada uma das versões tem seus prós e contras. Se não se importar de verificar manualmente cada arquivo que baixa, escolha a versão gratuita. Ela é igualmente eficaz na identificação de malware, mas lembre-se de fazer frequentemente a varredura.
Agora, se você quer que tudo funcione no modo automático, sem se preocupar, considere a versão paga. Além das verificações de arquivos ocorrerem sem que você precise intervir, estará protegido contra as ameaças presentes em sites maliciosos.