Ataque a contas do Instagram. Golpe de phishing.

invasão instagram

Possivelmente, a origem dos recentes ataques ao Instagram tem ligação com campanhas de phishing.

Recentemente, diversos usuários do Instagram tiveram suas contas invadidas. Nomes, fotos de perfil, e-mails e números de telefone foram alterados, tornando quase impossível restabelecer o acesso.

Até agora não se sabe ao certo sobre como os atacantes ganharam acesso aos perfis. Para Kaspersky Lab, origem do problema pode estar em campanhas de phishing, o método mais usado para realizar ataques desse tipo. Boa parte das contas invadidas tiveram suas informações vinculadas a um e-mail com domínio russo (.ru).

O Instagram tem mais de um bilhão de usuários, o que acaba chamando a atenção dos fraudadores. Na maior parte das vezes, os próprios usuários das redes sociais são a grande vulnerabilidade que os criminosos procuram: eles acabam fornecendo suas credenciais ao acessarem a websites de phishing.

Para se ter uma ideia, apenas em 2018 os produtos da Kaspersky Lab preveniram cerca de 68 mil tentativas de visitas a websites de phishing utilizando o Instagram como isca.

De forma a ficarem seguros, os mesmos conselhos de sempre:

  • Jamais clique em links suspeitos;
  • Verifique com atenção o endereço da página em que você pretende inserir suas informações pessoais;
  • Nunca instale o aplicativo da rede social a partir de uma fonte diversa da original;
  • Não compartilhe as informações de login da conta (nome de usuário e senha) em aplicativos de terceiros;
  • O Instagram recomenda a criação de uma senha forte, configuração da autenticação em dois fatores, revogação do acesso de apps à plataforma e realização de processos para recuperação da conta, que podem ser feitos por meio do link.

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort