Ciberataque foi causado por ransomware NotPetya

|

ransomware notpetyaAté ao momento, de acordo com a Kaspersky, foram afectados dois mil utilizadores em cerca de uma dezena de países. O “modus operandi” é o mesmo do WannaCry, mas os efeitos podem ser mais devastadores.

Os analistas da Kaspersky Lab, que estão ainda investigando o ciberataque ocorrido ontem, disseram que as conclusões preliminares apontam para uma nova ameaça e não uma variante do Petya.

Detectado originalmente na Ucrânia, o novo ransomware afetou até ao momento cerca de 2 mil usuários de várias multinacionais, de países como Rússia, Ucrânia, Polônia, Itália, Reino Unido, Alemanha, França e EUA, segundo dados da Kaspersky.

O malware envolve vários vetores e usa o exploit EternalBlue – já usado no WannaCry – modificado para se propagar dentro das redes empresariais. A ​Kaspersky alerta que detetou a ameaça como UDS:DangeroundObject.Multi.Generic.

A mensagem exibida pelos criminosos nas máquinas afetadas pelo NotPetya determinava o pagamento de US$ 300 (cerca de R$ 994) em bitcoin para liberar o sistema. Ao contrário do WanaCryptor, este ransomware instrui você a reiniciar seu computador e, em seguida, bloqueia todo o sistema.

Segundo Vincent Diaz, pesquisador do Global Research & Analysis Team da Kaspersky (GReAT) o código é mais sofisticado e parece mais bem feito.

Este ataque é mais assustador e mais sofisticado do que o WannaCry”

As descobertas da Kaspersky Lab sugerem que esta não é uma variante do ransomware Petya, como muitos sugeriram, mas sim um novo ransomware, nunca visto anteriormente. Esse é o motivo pelo qual foi nominado NotPetya. Podemos encontrar referências a esta ameaça como Petwarp, exPetr, Nyetya e GoldenEye.

A Kaspersky planeja lançar novas atualizações, assim que possível, e determinar se é possível descriptografar os arquivos danificados pelo NotPetya, fornecendo uma chave a todos os que foram alvo dessa ameaça.

É aconselhável a todas as organizações a atualizar o sistema operacional Windows, ativar sua solução de segurança e garantir que têm backup, bem como o recurso anti-ransomware em funcionamento.

Últimas postagens

Golpe do aviso de férias
Golpe do Aviso de Férias: Cuidado com os falsos e-mails do RH

Golpes de phishing no trabalho Com a chegada das férias, muitos colaboradores estão ansiosos para ap…

Como configurar a VPN no roteador
Como configurar uma VPN no roteador doméstico

Aproveite os benefícios das VPNs em sua casa As VPNs estão se tornando cada vez mais populares devid…

chatgpt e testes de segurança da informação kaspersky
Resultados do Teste de Detecção de Links de Phishing pelo ChatGPT

Teste revela desafios na detecção de golpes online pelo ChatGPT Especialistas da Kaspersky conduzira…

Posso te ajudar?