Ciberataque foi causado por ransomware NotPetya

|

ransomware notpetyaAté ao momento, de acordo com a Kaspersky, foram afectados dois mil utilizadores em cerca de uma dezena de países. O “modus operandi” é o mesmo do WannaCry, mas os efeitos podem ser mais devastadores.

Os analistas da Kaspersky Lab, que estão ainda investigando o ciberataque ocorrido ontem, disseram que as conclusões preliminares apontam para uma nova ameaça e não uma variante do Petya.

Detectado originalmente na Ucrânia, o novo ransomware afetou até ao momento cerca de 2 mil usuários de várias multinacionais, de países como Rússia, Ucrânia, Polônia, Itália, Reino Unido, Alemanha, França e EUA, segundo dados da Kaspersky.

O malware envolve vários vetores e usa o exploit EternalBlue – já usado no WannaCry – modificado para se propagar dentro das redes empresariais. A ​Kaspersky alerta que detetou a ameaça como UDS:DangeroundObject.Multi.Generic.

A mensagem exibida pelos criminosos nas máquinas afetadas pelo NotPetya determinava o pagamento de US$ 300 (cerca de R$ 994) em bitcoin para liberar o sistema. Ao contrário do WanaCryptor, este ransomware instrui você a reiniciar seu computador e, em seguida, bloqueia todo o sistema.

Segundo Vincent Diaz, pesquisador do Global Research & Analysis Team da Kaspersky (GReAT) o código é mais sofisticado e parece mais bem feito.

Este ataque é mais assustador e mais sofisticado do que o WannaCry”

As descobertas da Kaspersky Lab sugerem que esta não é uma variante do ransomware Petya, como muitos sugeriram, mas sim um novo ransomware, nunca visto anteriormente. Esse é o motivo pelo qual foi nominado NotPetya. Podemos encontrar referências a esta ameaça como Petwarp, exPetr, Nyetya e GoldenEye.

A Kaspersky planeja lançar novas atualizações, assim que possível, e determinar se é possível descriptografar os arquivos danificados pelo NotPetya, fornecendo uma chave a todos os que foram alvo dessa ameaça.

É aconselhável a todas as organizações a atualizar o sistema operacional Windows, ativar sua solução de segurança e garantir que têm backup, bem como o recurso anti-ransomware em funcionamento.

Últimas postagens

ferramenta antirroubo de celular
Google Testa Ferramenta Antirroubo de Celular no Brasil

A Google trouxe uma novidade importante para os usuários de smartphones no Brasil. A empresa anuncio…

Cibersegurança para PME
Ebook: Cibersegurança para Pequenas Empresas

O eBook “Cibersegurança para Pequenas Empresas” é destinado a proprietários e gestores d…

Gerenciamento centralizado kaspersky small office security
Gerenciamento Centralizado do Kaspersky Small Office Security

Em geral, pequenas empresas podem não dispor de recursos específicos de TI. Nesse contexto, o Kasper…