Análises realizadas pelos especialistas da Kaspersky Lab demonstram que cibercriminosos realizam campanhas de ataque em datas específicas.
No quarto trimestre de 2016, durante a Black Friday, Cyber Monday e o período de Natal identificou-se um aumento na tentativa de ataques usando malware financeiro. Foram afetados 319 mil usuários. Isso representa aumento de 22,49% em relação ao mesmo período de 2015.
Este tipo de ataque visa furtar dados financeiros, como informações de cartão de crédito e de credenciais de acesso a contas do Internet Banking.
A Cyber Monday revelou-se o dia predileto para os criminosos. No seu dia, 28 de novembro de 2016, houve duas vezes mais usuários atingidos que no dia anterior.
A dinâmica dos ataques nos períodos da Black Friday e do Natal foi diferente: o aumento dos ataques acontecem um ou dois dias antes das datas específicas. Tal diferença explica-se pela própria natureza dos eventos: ao contrário da Black Friday e do Natal, a Cyber Monday envolve principalmente vendas online. Logo, é mais lógico que as ações criminosas se intensifiquem nesta data específica.
Foram usadas, principalmente 5 famílias de trojans direcionados a bancos: Zbot, Nymaim, Shiotob, Gozi e Neurevt. Eles atingiram 92,35% dos usuários atacados.
É muito importante para quem usa cartões de crédito com frequência para compras online ficar atento às informações das suas transações financeiras.