Cibercriminosos usam datas específicas para realizar ataques

trojan bancário

Análises realizadas pelos especialistas da Kaspersky Lab demonstram que cibercriminosos realizam campanhas de ataque em datas específicas.

No quarto trimestre de 2016, durante a Black Friday, Cyber Monday e o período de Natal identificou-se um aumento na tentativa de ataques usando malware financeiro. Foram afetados 319 mil usuários. Isso representa aumento de 22,49% em relação ao mesmo período de 2015.

Este tipo de ataque visa furtar dados financeiros, como informações de cartão de crédito e de credenciais de acesso a contas do Internet Banking.

A Cyber Monday revelou-se o dia predileto para os criminosos. No seu dia, 28 de novembro de 2016, houve duas vezes mais usuários atingidos que no dia anterior.

A dinâmica dos ataques nos períodos da Black Friday e do Natal foi diferente: o aumento dos ataques acontecem um ou dois dias antes das datas específicas. Tal diferença explica-se pela própria natureza dos eventos: ao contrário da Black Friday e do Natal, a Cyber Monday envolve principalmente vendas online. Logo, é mais lógico que as ações criminosas se intensifiquem nesta data específica.

Foram usadas, principalmente 5 famílias de trojans direcionados a bancos: Zbot, Nymaim, Shiotob, Gozi e Neurevt. Eles atingiram 92,35% dos usuários atacados.

É muito importante para quem usa cartões de crédito com frequência para compras online ficar atento às informações das suas transações financeiras.

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