Confira as dicas para evitar cair em ciladas na Black Friday.
Durante a Black Friday, há sempre uma expectativa de aumento no número de ataques de phishing com fins financeiros. Redobrar a atenção é fundamental para não ser vítima de golpes.
Confira algumas dicas:
→ Muito cuidado ao clicar em links, principalmente naqueles recebidos de desconhecidos, além de links suspeitos enviados por seus amigos via redes sociais ou e-mail. Eles podem ter sido criados para baixar malware em seu dispositivo ou para direcioná-lo a páginas de phishing que coletam dados do usuário.
→ Desconfie de mensagens SMS e anúncios no Facebook: essa é a mais nova modalidade dos golpistas, que têm usado especialmente as redes sociais para disseminar o golpe. Duvide de supostas ofertas recebidas por SMS. Para confirmar se a oferta exibida na rede social é real, abra o navegador, navegue até o site do varejista e busque o produto anunciado.
→ Verifique o nome do domínio e o cadeado de segurança: é comum entre phishers o registro de domínios usando o nome de marcas famosas e já conhecidas no mercado, porém mudando uma letra no nome. Dessa forma “sitedecompra.com” se torna “sitedeconpra.com” ou “saitedecompra.com”. Outra dica é verificar se o site possui conexão SSL (o cadeado de segurança), pois raramente sites fraudulentos o exibem.
→ Verifique quem é o dono do site: encontrou um site desconhecido com ofertas tentadoras? Antes de comprar consulte a lista do PROCON e também o Registro.br, na sessão “Whois”, que informa quem registrou o site. Golpistas geralmente usam endereços de e-mail gratuitos para registrar o domínio (Hotmail, Gmail etc).
→ Instale em seu dispositivo uma solução de segurança que tenha tecnologias integradas para evitar fraudes financeiras.