Dicas para proteger a conta do Instagram

Grande parte dos usuários do Instagram negligenciam aspectos de proteção.

Recentemente, o Instagram atualizou suas configurações, fornecendo proteção adicional contra tentativas indevidas de acesso.

Estudo realizado pela Kaspersky indica que o brasileiro não leva muito a sério alguns perigos:

  • 42% dos brasileiros deixam o perfil público no Instagram;
  • 45% dos que deixam o perfil aberto, são jovens entre os 18 e 24 anos;
  • 78% deixam a sessão aberta em dispositivos móveis.

Confira dicas sobre como manter sua conta do Instagram protegida de olhares indiscretos:

Configurações de segurança

O Instagram reforçou a proteção contra acesso não autorizado à sua conta. Entre em Configurações após clicar  nas três barras no canto superior direito da tela do seu perfil para acessar às opções de Segurança. As inovações são as seguintes:

Como diferenciar um e-mail falso do Instagram

Agora, é possível verificar quais mensagens a rede social enviou a você nas últimas duas semanas. Isso é de grande valia para evitar caiar em golpes de phishing. Para verificar, selecione E-mails do Instagram nas configurações de Segurança.

Ter autenticação em duas etapas para fazer login

A autenticação em duas etapas é uma camada adicional de segurança. Se alguém (incluindo você) tentar fazer login na sua conta a partir de um dispositivo diferente, o Instagram solicitará um código que pode ser recebido por SMS ou aplicativo próprio. Toda tentativa de login será notificada.

Configurações de privacidade

É possível limitar o acesso de outras pessoas às suas fotos, vídeos, stories etc, mantendo seu conteúdo pessoal longe de estranhos ou pessoas não confiáveis. Para isso, volte para Configurações e vá para Privacidade. Lá você verá ícones como:

Converta sua conta de pública em privada

A não ser que você utilize o Instagram com algum fim de promover (sua imagem ou algum produto/serviço) torne sua conta privada. Apenas seguidores aprovados poderão ver suas postagens e stories. Por padrão, o Instagram aprova automaticamente todos que te seguem. Por isso é sua interferência é necessária.

Edite sua lista de seguidores

Para editar a lista de seguidores, você deve fazer o seguinte: em Privacidade, selecione Contas que você segue. Na guia com assinantes, pesquise e exclua qualquer pessoa que você não quer que veja seus posts ou stories.

Oculte o usuário que você deseja evitar

Por fim, você pode bloquear ou restringir o acesso à sua conta por spammers ou desconhecido. Para isso, clique nos três pontos no canto superior direito do perfil de usuário específico e selecionar Bloquear ou Restringir. Também é possível silenciar usuários sem ter der parar de segui-los ou bloqueá-los.

Livre-se de spams perigosos

Uma das formas mais comuns e eficientes para ter acesso à conta de um usuário no Instagram é mandar Mensagens Diretas com conteúdo de phishing. É possível ocultar automaticamente comentários indesejados por meio dos filtros incorporados à rede social ou configurar seu próprio filtro.

Para fazer isso, vá para Comentários na seção Privacidade para bloquear stalkers e spammers. Essa ação é muito útil já que, de acordo com o Relatório Trimestral da Kaspersky sobre Spam e Phishing 2019, essas mensagens diretas são frequentemente enviadas via contas de celebridades falsas – que podem ser facilmente distinguidas da real pela ausência do sinal de Conta Verificada – e que fazem sorteios online com frequência. Para um usuário desatento ou iniciante, é fácil cair na armadilha.

Para aumentar ainda mais sua segurança e evitar ser vítima de phishing ou furto de identidade nesta e em outras redes sociais, é recomendado:

  • A senha é a chave: é importante definir uma senha forte, longa e exclusiva, que seja alterada regularmente em sua conta. Assim, será muito difícil decifrá-la. Para não esquecê-la, você pode usar um gerenciador de senhas como o Kaspersky Password Manager .
  • Contas privadas: Em segundo lugar, se você compartilhar um post do Instagram em outra rede social, como o Facebook, todos aqueles que podem ver suas publicações nessa rede poderão ver sua foto. Portanto, não esqueça de configurar também a privacidade de outras redes sociais .
  • Mantenha-se atualizado: Para ter as mais recentes ferramentas de segurança, privacidade e outras que melhoram sua experiência online, é muito importante que você esteja ciente das atualizações disponíveis no seu telefone, mantendo seu aplicativo sempre atualizado.

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort