Em entrevista, Kaspersky fala sobre as novas ameaças

|

ciberguerra

Durante o Congresso Mundial de Celulares (MWC) em Barcelona, o CEO da Kaspersky Lab falou sobre as novas ameaças e os novos riscos para a estabilidade do mundo, tais como ataques cibernéticos nas eleições e atos de ciberguerra.

Resumo da Entrevista publicada no site da IstoÉ Dinheiro.

  1. Logo no início da entrevista Eugene Kaspersky distingue um ciberataque contra uma eleição de um ataque específico a um determinado candidato a fim de obter informações comprometedoras que possam influenciar no resultado. Um ciberataque às eleições refere-se a um ataque aos sistemas informáticos eleitorais com o fim de mudar o resultado de uma votação. Ele admite esse risco, no futuro, à medida em que os sistemas eleitorais se digitalizam.
  2. A seguir, compara ataques contra infraestruturas de países com ciberterrorismo. Lembrou dos ataques contra a rede elétrica na Ucrânia, Internet na Estônia, hospitais ou a petrolífera estatal Saudi Aramco.
  3. Diz que os governos têm consciência dos riscos que as infraestruturas críticas sofrem, mas nem todos estão agindo. Alemanha, Cingapura e Israel são exemplos citados dos que já fizeram algo.
  4. Destaca a importância de aplicação de normas internacionais e diz que trabalha neste sentido, tentando convencer os Estados.
  5. Diz não acreditar muito na possibilidade de uma ciberguerra envolvendo Estados. Os países, segundo ele, temeriam sofrer retaliações. Admite que a sua percepção por estar equivocada. O verdadeiro risco provém, acima de tudo, do ciberterrorismo. Há engenheiros talentosos e dispostos a realizar esses tipos de ataque.
  6. Até o momento, diz que que as ameaças mais sofisticadas envolvem principalmente a cibercriminalidade e a espionagem. O local de ondem partem atos cibercriminosos é difícil saber, mas é possível dizer em qual língua foram realizados. A ciberespionagem é feita sobretudo em inglês, russo e chinês simplificado.

Últimas postagens

Gerenciamento centralizado kaspersky small office security
Gerenciamento Centralizado do Kaspersky Small Office Security

Em geral, pequenas empresas podem não dispor de recursos específicos de TI. Nesse contexto, o Kasper…

Kaspersky data leak checker
Data Leak Checker da Kaspersky Monitora Vazamentos de Dados

O recurso Data Leak Checker da Kaspersky é uma funcionalidade projetada para proteger a privacidade …

Kaspersky Privacy Cleaner
Privacy Cleaner da Kaspersky Protege Suas Pegadas Online

O recurso Privacy Cleaner da Kaspersky é uma ferramenta desenvolvida para aumentar a segurança e a p…