É espantoso o número de redes Wi-Fi inseguras

Rede wi-fi insegura

Rede wi-fi insegura

A análise de 31 milhões de redes Wi-Fi públicas ou hotspots em todo o mundo, realizada pela Kaspersky Lab, revelou que 25% delas, ou seja, uma em cada quatro, não são seguras.

Usar redes sem fio inseguras coloca em risco os dados pessoais dos usuários, pois tudo o que é transmitido através delas, incluindo mensagens pessoais, senhas, documentos e outros dados, pode ser facilmente interceptado e utilizado por agentes maliciosos.

Segundo a Kaspersky Security Network (KSN), 25% das redes Wi-Fi em todo o mundo não utilizam qualquer tipo de encriptação. Dos que utilizam, 3% configuram seus hotspots com a tecnologia WEP (Wired Equivalent Privacy). O WEP é um protocolo pouco seguro, podendo ser quebrado, com a utilização de ferramentas gratuitas disponíveis na Internet, em poucos minutos. Os outros cerca de três quartos (75%), utilizam o WPA (Wi-Fi Protected Access), que é uma forma mais confiável de encriptação.

Todos os usuários, quando ligados a uma rede Wi-Fi, devem estar em constante alerta. Não se deve utilizar hotspots não seguros para realizar atividades como acessar a conta bancária online, realizar compras online ou transmitir informações sensíveis ou confidenciais. A interceptação dessas informações por terceiros por causar prejuízos. Recomendamos, fortemente, a utilização de tecnologia VPN (Virtual Private Network), quando for utilizar uma rede Wi-Fi pública não segura.

As soluções da Kaspersky Lab integram a nova funcionalidade Secure Connection, capaz de  encriptar todos os dados enviados e recebidos. Dependendo das configurações do usuário, a Secure Connection pode ser utilizada automaticamente quando houve uma tentativa de conexão a redes pouco seguras, ou quando estão sendo realizadas operações online que são potencialmente vulneráveis.

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort