A Kaspersky Anti-Cheat está em fase beta.
Foi-se o tempo em que os jogos eletrônicos eram apenas um entretenimento doméstico. Hoje, com o advento do e-sports e a sua profissionalização, a trapaça se tornou um grande problema para os jogadores e para os organizadores de competições, patrocinadores, milhões de espectadores e até mesmo para a indústria de apostas.
Continuamente, os sites de fãs publicam listas de trapaceiros capturados e impedidos de competir. Veja uma lista de jogadores banidos dos torneios Counter-Strike: Global Offensive. A grande maioria foi excluída por usar truques.
A Kaspersky, tendo em vista essa realidade, lançou um novo anti-cheat com funcionamento na nuvem. A ferramenta é capaz de detectar jogadores trapaceiros em diversos jogos, tais como o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG).
O Kaspersky Anti-Cheat está em fase beta e foi lançada no StarLadder Berlin Major 2019, campeonato de CS:GO disputado entre os dias 23 de agosto e 8 de setembro em Berlim, na Alemanha, que consagrou a Astralis campeã.
A ferramenta é voltada para desenvolvedoras de jogos e organizadoras de torneios. A ideia é fornecer aos juízes a confirmação técnica do uso de trapaças. O Kaspersky Anti-Cheat não tem impacto no desempenho ou na jogabilidade, pois toda análise é feita em servidores em nuvem, não nas máquinas dos jogadores.
Aproveitando, vale lembrar que soluções como o Kaspersky Total Security e o Kaspersky Security Cloud é otimizado para gamers.