Ferramentas gratuitas da Kaspersky contra ransomware

Ferramentas gratuitas contra ransomware

Certamente, você já ouviu falar de uma ameaça conhecida como ransomware.

Trata-se de um tipo de malware que “sequestra” os dados de um dispositivo informático por meio da criptografia.

Se o usuário não pagar o resgate exigido pelo criminoso, não receberá a chave criptográfica que permitirá acessá-los.

A boa notícia é que é a prevenção e possível, seja por meio do uso de ferramentas tecnológicas ou seguindo conselhos básicos de cibersegurança.

A Kaspersky ampliou as funcionalidades do Kaspersky Anti-Ransomware Tool e, agora, a ferramenta impede tentativas de criptografia remota dos arquivos armazenados em pastas compartilhadas da rede corporativa.

Isto significa que se o cryptor se infiltrar em um computador da rede e tentar criptografar uma pasta compartilhada, a ferramenta detectará o processo e bloqueará o acesso à pasta na máquina comprometida, mantendo os arquivos a salvo.

Mas e se os arquivos forem criptografados?

Infelizmente, em muitos casos, quando o ransomware é executado não há muito que possa ser feito, a menos que haja uma cópia de segurança dos seus dados ou um software de segurança instalado.

De todo modo, por vezes é possível recuperar o acesso aos arquivos criptografados ou aos dispositivos bloqueados, sem pagamento do resgate.

Para isso, a Kaspersky em parceria com outras empresas de segurança e forças policiais, como a Europol, juntaram forças e construíram um repositório de chaves e aplicações que podem decifrar dados de diferentes tipos de ransomware.

Clique aqui para baixar gratuitamente o Kaspersky Anti-Ransomware Tool.

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort