Pesquisa realizada pela Kaspersky Lab em parceria com a B2B Internacional revela que poucos pais conversam com os seus filhos sobre os riscos aos quais estão expostos na Internet.
Apesar de mais da metade (52%) dos pais acreditarem que os riscos que as crianças correm na internet estejam aumentando – do cyberbullying à apresentação de conteúdo inadequado –, pouco mais de um terço deles (39%) conversam com seus filhos sobre as possíveis ameaças.
Vejamos as constatações que a pesquisa chegou:
- 20% dos pais não fazem nada para proteger os seus filhos das ameaças da Internet.
- 22% dos pais já observaram que os pequenos tiveram contato com ameaças online reais, como exibição de conteúdo inadequado, interação com estranhos ou cyberbullying.
- 28% dos pais dizem verificar os históricos de navegação dos filhos.
- 31% dos pais acham que não têm controle sobre o que os seus filhos veem ou fazem online.
- 61% dos pais não conversam com as crianças sobre as ameaças virtuais.
Conclusão
O uso de celulares e computadores para acessar a Internet é lugar comum entre as crianças e adolescentes. O estudo sugere que um número significativo de pais não se sentem capaz de gerenciar as atividades online dos seus filhos. De qualquer forma, é possível tomar algumas simples e efetivas medidas para proteger as crianças.
A combinação de um software de controle e localização, além de um diálogo aberto sobre as possíveis ameaças são as melhores medidas que os pais devem tomar.
O Kaspersky Safe Kids, por exemplo, facilita a vida dos pais, protegendo as crianças contra ameaças e gerenciando suas atividades em dispositivos Windows, Mac OS X, iOS e Android.
Além de evitar que as crianças vejam algum conteúdo impróprio em sites e aplicativos, o software da Kaspersky Lab também previne a divulgação de informações confidenciais e ajuda os pais a gerenciar quanto tempo as crianças ficam conectadas à Internet em seus dispositivos.
Mais informações sobre ameaças online que afetam as crianças e recomendações para protegê-las estão disponíveis no portal educacional da Kaspersky Lab, em Kids Safety.