Golpe utiliza atualização do Windows 10

|

O truque é velho, mas funciona. Os cibercriminosos sabem disso.

Recentemente a Kaspersky Lab descobriu uma campanha brasileira de spam que utiliza a atualização do Windows 10 para roubar senhas e dados financeiros de suas vítimas.

Aproveitando a repercussão da campanha da Microsoft para migrar seus usuários para o novo Windows 10, cibercriminosos estão disseminando golpes que utilizam arquivos maliciosos .VBE para infectar as vítimas com trojans espiões. O ataque, identificado no Brasil pela Kaspersky Lab, é disseminado por spam e promete o download imediato do novo sistema operacional.

Para não levantar suspeita, o design da janela que mostra o progresso do carregamento é idêntico ao do site oficial da empresa. Uma vez executado, é feito o download do componente principal do trojan espião, que irá roubar os dados digitados no teclado e as informações armazenadas na área de transferência. O programa malicioso também tem backdoors que permitem executar sessões remotas.

Golpe utiliza atualização do Windows 10
Golpe utiliza atualização do Windows 10

“Este golpe tem a capacidade de roubar qualquer tipo de credenciais, como senhas de Internet Banking e redes sociais e números de cartão de crédito”, explica Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisadores e análistas da Kaspersky Lab na América Latina. “Até agora só detectamos ataques no Brasil, mas sabemos que as operações desses cibercriminosos que usam o script VBE se expantem para o resto do mundo, principalmente para os países da península Ibérica. É importante estar ciente dessa tática enganosa, pois a campanha pode ser replicada nos países vizinhos a qualquer momento”, alerta.

Confia as dicas da Kaspersky Lab para não cair neste tipo de golpe:

  1. Mantenha em seu PC uma solução de segurança confiável e robusta, que conte com defesas proativas contra novas ameaças, ao invés de uma proteção básica de antivírus. O Kaspersky Internet Security é uma ótima opção.
  2. Execute as atualizações dos programas instalados e do sistema operacional em seus dispositivos em seus dispositivos assim que eles são disponibilizados, não deixe-os para depois!
  3. Nunca clique em links ou arquivos anexados nas mensagens de e-mail não solicitados e de desconhecidos.

Para mais informações sobre a campanha, acesse o artigo em SecureList: https://securelist.com/blog/incidents/71741/the-rush-for-windows-10-infects-pcs-with-spy-trojan/

Últimas postagens

Extradição Julian Assange
Extradição de Assange exige garantias contra a pena de morte

Um tribunal do Reino Unido decidiu que Julian Assange não pode ser enviado para os Estados Unidos so…

botnet iot
Descoberta Botnet de 40.000 dispositivos IoT

Uma botnet de 40.000 dispositivos IoT e roteadores em fim de vida foi descoberta por pesquisadores d…

O que são controles de acesso lógico?

Controles de acesso lógico se referem a métodos ou mecanismos eletrônicos implementados para restrin…