Golpe da clonagem do WhatsApp: como se defender

Seu WhatsApp foi clonado? Aprenda como se defender e recuperar a conta.

Por ser um dos mais populares aplicativos de comunicação do país, os golpes no WhatsApp se multiplicam. É preciso ter um pouco de atenção para não ser mais uma das inúmeras vítimas.

Dentre os diversos golpes, a clonagem ou sequestro da conta é um dos mais aplicados pelos criminosos. Aproveitando-se de informações pessoais divulgadas em plataformas de classificados, por exemplo, os golpistas reúnem dados como nome, telefone, produto à venda e ligam para as vítimas dizendo que o anúncio está com problemas. O problema seria corrigido por meio do código SMS recebido por email. O código, em verdade, não tem nenhuma utilidade para corrigir o problema relacionado ao anúncio, mas serve para instalar o WhatsApp em outro telefone.

Há inúmeras variantes do golpe. No “golpe da festa”, por exemplo, os criminosos ligam para a vítima e dizem que elas foram convidadas para uma festa com artistas famosos. Para confirmar a presença o convidado precisa repassar o código recebido por SMS para uma pessoa que ligará pedindo tal informação.

Autenticando a conta do WhatsApp em outro aparelho, os criminosos podem ter acesso às conversas e aos contatos. Em posse dos contatos, o golpista se passa pela vítima e envia mensagens pedindo dinheiro emprestado para familiares e amigos, sempre contando uma história que exige uma decisão de urgência. Há inúmeros relatos de vítimas.

Enfim, há inúmeras variantes que dependem da criatividade do golpista. A única constante é que o criminoso explora a vulnerabilidade da vítima por meio de técnicas de engenharia social.

Como prevenir que o WhatsApp seja clonado

Para a proteção, a principal recomendação é ativar a verificação em duas etapas.

Entre em Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

O WhatsApp pedirá que os usuários criem uma senha numérica de seis dígitos, que será exigida na reinstalação do aplicativo. Desse modo, mesmo que o golpista esteja em posse do código SMS, ele não conseguirá acessar a conta, pois precisará da senha numérica.

Como recuperar a conta do WhatsApp clonado

Caso seja vítima de clonagem do WhatsApp, siga os seguintes passos:

1) desative o aplicativo do smartphone;

2) faça o download novamente e tente entrar com o seu número normalmente, como se estivesse sendo feito pela primeira vez.

3) Você receberá uma confirmação por SMS com o código de ativação. Não compartilhe com ninguém o número.

4) Assim que você conectar em seu aparelho, quem estiver logado com seu número será desconectado automaticamente.

E se eu tiver esquecido o código de confirmação em duas etapas?

Caso você não saiba o código, é possível que a pessoa que está usando sua conta tenha ativado a confirmação em duas etapas. Aguarde sete dias para poder acessar sua conta sem o código de confirmação em duas etapas. Não se preocupe, pois mesmo que você não saiba o código da confirmação em duas etapas, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada no momento em que você inserir o código de seis dígitos recebido via SMS.

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort