Golpe da clonagem do WhatsApp: como se defender

|

Seu WhatsApp foi clonado? Aprenda como se defender e recuperar a conta.

Por ser um dos mais populares aplicativos de comunicação do país, os golpes no WhatsApp se multiplicam. É preciso ter um pouco de atenção para não ser mais uma das inúmeras vítimas.

Dentre os diversos golpes, a clonagem ou sequestro da conta é um dos mais aplicados pelos criminosos. Aproveitando-se de informações pessoais divulgadas em plataformas de classificados, por exemplo, os golpistas reúnem dados como nome, telefone, produto à venda e ligam para as vítimas dizendo que o anúncio está com problemas. O problema seria corrigido por meio do código SMS recebido por email. O código, em verdade, não tem nenhuma utilidade para corrigir o problema relacionado ao anúncio, mas serve para instalar o WhatsApp em outro telefone.

Há inúmeras variantes do golpe. No “golpe da festa”, por exemplo, os criminosos ligam para a vítima e dizem que elas foram convidadas para uma festa com artistas famosos. Para confirmar a presença o convidado precisa repassar o código recebido por SMS para uma pessoa que ligará pedindo tal informação.

Autenticando a conta do WhatsApp em outro aparelho, os criminosos podem ter acesso às conversas e aos contatos. Em posse dos contatos, o golpista se passa pela vítima e envia mensagens pedindo dinheiro emprestado para familiares e amigos, sempre contando uma história que exige uma decisão de urgência. Há inúmeros relatos de vítimas.

Enfim, há inúmeras variantes que dependem da criatividade do golpista. A única constante é que o criminoso explora a vulnerabilidade da vítima por meio de técnicas de engenharia social.

Como prevenir que o WhatsApp seja clonado

Para a proteção, a principal recomendação é ativar a verificação em duas etapas.

Entre em Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

O WhatsApp pedirá que os usuários criem uma senha numérica de seis dígitos, que será exigida na reinstalação do aplicativo. Desse modo, mesmo que o golpista esteja em posse do código SMS, ele não conseguirá acessar a conta, pois precisará da senha numérica.

Como recuperar a conta do WhatsApp clonado

Caso seja vítima de clonagem do WhatsApp, siga os seguintes passos:

1) desative o aplicativo do smartphone;

2) faça o download novamente e tente entrar com o seu número normalmente, como se estivesse sendo feito pela primeira vez.

3) Você receberá uma confirmação por SMS com o código de ativação. Não compartilhe com ninguém o número.

4) Assim que você conectar em seu aparelho, quem estiver logado com seu número será desconectado automaticamente.

E se eu tiver esquecido o código de confirmação em duas etapas?

Caso você não saiba o código, é possível que a pessoa que está usando sua conta tenha ativado a confirmação em duas etapas. Aguarde sete dias para poder acessar sua conta sem o código de confirmação em duas etapas. Não se preocupe, pois mesmo que você não saiba o código da confirmação em duas etapas, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada no momento em que você inserir o código de seis dígitos recebido via SMS.

Últimas postagens

ferramenta antirroubo de celular
Google Testa Ferramenta Antirroubo de Celular no Brasil

A Google trouxe uma novidade importante para os usuários de smartphones no Brasil. A empresa anuncio…

Cibersegurança para PME
Ebook: Cibersegurança para Pequenas Empresas

O eBook “Cibersegurança para Pequenas Empresas” é destinado a proprietários e gestores d…

Gerenciamento centralizado kaspersky small office security
Gerenciamento Centralizado do Kaspersky Small Office Security

Em geral, pequenas empresas podem não dispor de recursos específicos de TI. Nesse contexto, o Kasper…