A maioria dos ataques de malware foi realizada através de anúncios

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malware para celular

De acordo com a Kaspersky Lab, em 2016 o tipo mais comum de ataque de trojans para dispositivos móveis vieram por meio de publicidade: foram 16 dos 20 malware mais importantes.

No ano passado, o número de detecções de malware para dispositivos móveis foi quase três vezes maior do que em 2015, com a identificação de 8,5 milhões de instalações maliciosas.

Em apenas um ano, foi lançado um volume equivalente a 50% de todo o malware detectado nos últimos 11 anos (15,77 milhões de 2004-2015).

Dos 20 programa maliciosos mais comuns, 16 se referiam a trojans publicitários.

“Durante todo o ano, os trojans publicitários foram a principal ameaça e não vemos sinais de que essa tendência mudará.” Os criminosos cibernéticos estão aproveitando o fato de que a maioria dos dispositivos não recebe atualizações do SO (ou os recebe tardiamente)”, disse Roman Unuchek, analista sênior de malware da Kaspersky Lab.

O relatório, que pode ser acessado aqui, revelou que cerca de 40 milhões de ataques foram tentados por malware móvel e mais de quatro milhões de usuários de dispositivos baseados em Android foram protegidos. Mais de 153.000 usuários únicos foram alvo de ransomware móvel.

“Os trojans são capazes de aproveitar os direitos de “enraizamento”, permitindo que o malware não apenas exiba agressivamente anúncios no dispositivo infectado, muitas vezes tornando impossível o seu uso, mas também para instalar secretamente outros aplicativos.

Em 2016, mais de 305.000 usuários em 164 países foram atacados por trojans móveis, comparados com os 56.000 usuários de 137 países em 2015.

A Rússia, a Austrália e a Ucrânia são os três principais países afetados em termos de porcentagem de usuários atacados em relação a todos os usuários atingidos por malware móvel.

Por fim, em uma das conclusões do relatório, talvez em 2017 nós assistiremos mais ataques em componentes de IoT advindos de dispositivos móveis.

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