Um novo malware, denominado “Coyote“, identificado pela Kaspersky, ameaça mais de 60 bancos nacionais ao empregar métodos avançados de evasão. O trojan se camufla como uma atualização inofensiva, aproveitando-se do Squirrel, uma ferramenta de instalação para aplicativos Windows, e é secretamente instalado quando usuários baixam o que parecem ser pacotes de atualização.
Ao detectar conexões com sites bancários específicos, o Coyote estabelece comunicação com seu servidor de controle, permitindo a captura de teclas e de tela, solicitação de senhas e configuração de páginas falsas para coletar credenciais.
Com um aumento significativo nos ataques de trojans bancários nos últimos três anos, cerca de 90% das infecções ocorrem no Brasil.
Medidas de proteção incluem a instalação de aplicativos apenas de fontes confiáveis, evitar abrir links ou documentos suspeitos, usar programas de proteção, treinamento de conscientização sobre cibersegurança e manter softwares atualizados com patches e atualizações recentes.