Para Kaspersky Lab alegações dos EUA são difíceis de serem comprovadas.
As alegações de Washington de que a Rússia esteve por trás dos ciberataques contra os Estados Unidos podem ser difíceis de serem comprovadas devido às sofisticadas tecnologias usadas pelos cibercriminosos.
O uso intencional de pegadas falsas com a intenção de levar os pesquisadores e investigadores longe do caminho certo só complica essa tarefa, disse a Kaspersky Lab, comentando os ataques atribuídos aos grupos de ciberespionagem Cozy Bear e Fancy Bear.
O incidente tem influenciado negativamente as relações diplomáticas entre os dois países. O governo Obama, que já terminou, acreditava que o governo russo havia patrocinado os ciberataques com o objetivo de garantir a vitória de Donald Trump, mas o Kremlin negou repetidamente qualquer envolvimento.
Para a Kaspersky Lab, a tarefa de identificação e persecução seriam melhores conduzidas pelas autoridades judiciárias, cabendo ao laboratório do fabricante pesquisar os métodos usados pelos criminosos, de forma a oferecer um melhor serviço de defesa aos clientes.