Dispositivos USB são portas de entrada para programas maliciosos
Como um usuário experiente da Internet, certamente você sabe como se manter seguro online, evitando clicar em links suspeitos, restringindo a atividade online de crianças e protegendo dados confidenciais. No entanto, apesar de todos os cuidados, as ameaças estão ao seu redor e às vezes podem vir de fontes confiáveis como amigos e parentes. Uma unidade removível infectada pode arruinar os dados do seu computador.
Malwares que infectam dispositivos USB
Trata-se de um malware projetado para infectar computadores por meio de unidades USB. Unidades USB são dispositivos pequenos e portáteis que podem ser facilmente conectados a qualquer computador. Isso os torna uma maneira conveniente de transferir arquivos, mas também os torna um alvo para autores de malware.
Existem várias maneiras diferentes pelas quais o malware pode infectar o computador por meio da porta USB. Uma maneira comum é por meio da execução automática. O recurso de execução automática permite que um computador execute automaticamente um programa quando uma unidade USB é conectada. Os autores de malware podem aproveitar esse recurso para criar um arquivo de execução automática malicioso que o computador executará ao conectar a unidade USB.
O que você pode fazer para se proteger
Diante desses desafios, a Kaspersky têm trabalhado incansavelmente para desenvolver soluções inovadoras para proteger nossas unidades USB contra o malware. Uma das principais estratégias adotadas é a implementação de tecnologias avançadas de detecção de ameaças. Com o uso de algoritmos sofisticados, essas soluções são capazes de identificar e bloquear ameaças em tempo real, garantindo a segurança de nossos dispositivos USB.
O Kaspersky oferece vários recursos de proteção
- Verificação de unidades removíveis. O Kaspersky pode verificar se há malware em unidades removíveis quando elas são conectadas a um computador. Isso ajuda a impedir que o malware seja executado no computador.
- Lista de bloqueio de dispositivos USB maliciosos. O Kaspersky pode bloquear dispositivos USB que estão infectados com malware. Isso ajuda a impedir que esses dispositivos infectem outros computadores.
- Controle de dispositivo. O Controle de Dispositivo é um recurso que permite aos administradores controlar quais dispositivos podem ser conectados a um computador. Isso pode ser usado para impedir que os usuários conectem unidades USB não confiáveis.
Em resumo
- Desative a execução automática. Isso impedirá que arquivos maliciosos de execução automática sejam executados quando uma unidade USB estiver conectada.
- Verifique com um antivírus as unidades USB em busca de malware antes de usá-las.
- Tenha cuidado com os arquivos que você abre em unidades USB. Não abra nenhum arquivo em que você não confie.
- Use apenas unidades USB de fontes confiáveis. Não use dispositivos encontrados em locais públicos ou fornecidas por alguém que você não conhece.
- Mantenha seu computador atualizado com os patches de segurança mais recentes. Os patches de segurança podem ajudar a proteger seu computador contra vulnerabilidades conhecidas que podem ser exploradas por autores de malware.
Ser cauteloso é a melhor forma de se proteger. Seguir nossos conselhos e usar um antivírus confiável, como o da Kaspersky, te ajudará a usar seus dispositivos móveis com segurança.