proteger dispositivos usb contra malware com a kaspersky

Como proteger as unidades USB contra malware

|

Dispositivos USB são portas de entrada para programas maliciosos

Como um usuário experiente da Internet, certamente você sabe como se manter seguro online, evitando clicar em links suspeitos, restringindo a atividade online de crianças e protegendo dados confidenciais. No entanto, apesar de todos os cuidados, as ameaças estão ao seu redor e às vezes podem vir de fontes confiáveis como amigos e parentes. Uma unidade removível infectada pode arruinar os dados do seu computador. 

Malwares que infectam dispositivos USB

Trata-se de um malware projetado para infectar computadores por meio de unidades USB. Unidades USB são dispositivos pequenos e portáteis que podem ser facilmente conectados a qualquer computador. Isso os torna uma maneira conveniente de transferir arquivos, mas também os torna um alvo para autores de malware.

Existem várias maneiras diferentes pelas quais o malware pode infectar o computador por meio da porta USB. Uma maneira comum é por meio da execução automática. O recurso de execução automática permite que um computador execute automaticamente um programa quando uma unidade USB é conectada. Os autores de malware podem aproveitar esse recurso para criar um arquivo de execução automática malicioso que o computador executará ao conectar a unidade USB.

O que você pode fazer para se proteger

Diante desses desafios, a Kaspersky têm trabalhado incansavelmente para desenvolver soluções inovadoras para proteger nossas unidades USB contra o malware. Uma das principais estratégias adotadas é a implementação de tecnologias avançadas de detecção de ameaças. Com o uso de algoritmos sofisticados, essas soluções são capazes de identificar e bloquear ameaças em tempo real, garantindo a segurança de nossos dispositivos USB.

O Kaspersky oferece vários recursos de proteção

  • Verificação de unidades removíveis. O Kaspersky pode verificar se há malware em unidades removíveis quando elas são conectadas a um computador. Isso ajuda a impedir que o malware seja executado no computador.
  • Lista de bloqueio de dispositivos USB maliciosos. O Kaspersky pode bloquear dispositivos USB que estão infectados com malware. Isso ajuda a impedir que esses dispositivos infectem outros computadores.
  • Controle de dispositivo. O Controle de Dispositivo é um recurso que permite aos administradores controlar quais dispositivos podem ser conectados a um computador. Isso pode ser usado para impedir que os usuários conectem unidades USB não confiáveis.

Em resumo

  • Desative a execução automática. Isso impedirá que arquivos maliciosos de execução automática sejam executados quando uma unidade USB estiver conectada.
  • Verifique com um antivírus as unidades USB em busca de malware antes de usá-las. 
  • Tenha cuidado com os arquivos que você abre em unidades USB. Não abra nenhum arquivo em que você não confie.
  • Use apenas unidades USB de fontes confiáveis. Não use dispositivos encontrados em locais públicos ou fornecidas por alguém que você não conhece.
  • Mantenha seu computador atualizado com os patches de segurança mais recentes. Os patches de segurança podem ajudar a proteger seu computador contra vulnerabilidades conhecidas que podem ser exploradas por autores de malware.

Ser cauteloso é a melhor forma de se proteger. Seguir nossos conselhos e usar um antivírus confiável, como o da Kaspersky, te ajudará a usar seus dispositivos móveis com segurança.

Últimas postagens

Gerenciamento centralizado kaspersky small office security
Gerenciamento Centralizado do Kaspersky Small Office Security

Em geral, pequenas empresas podem não dispor de recursos específicos de TI. Nesse contexto, o Kasper…

Kaspersky data leak checker
Data Leak Checker da Kaspersky Monitora Vazamentos de Dados

O recurso Data Leak Checker da Kaspersky é uma funcionalidade projetada para proteger a privacidade …

Kaspersky Privacy Cleaner
Privacy Cleaner da Kaspersky Protege Suas Pegadas Online

O recurso Privacy Cleaner da Kaspersky é uma ferramenta desenvolvida para aumentar a segurança e a p…