Aprenda como proteger seu smartphone desse tipo de espionagem.
Aplicativos de espionagem não são, necessariamente, considerados malware. Muitos deles, conhecidos como stalkerware ou spouseware, são “spywares legais”, geralmente considerados como ferramentas de controle parental.
O uso desses aplicativos, a depender do contexto, é legal; em outros, seu status jurídico é indefinido. Esses softwares estão disponíveis para compra e download pela Internet e costumam ser relativamente baratos. Isso significa que empregadores preocupados com o que seus funcionários fazem e parceiros ciumentos podem ter acesso.
Apesar do stalkerware precisa ser instalado manualmente no smartphone da vítima, nada impede que o aparelho seja desbloqueado. Alguns fornecedores até pré-instalam esses aplicativos de espionagem nos dispositivos.
O fato é que, legal ou ilegal, os aplicativos de espionagem operam clandestinamente e vazam todos os tipos de dados, como geolocalização, mensagens, fotos etc.
Como proteger o seu dispositivo móvel contra stalkerware
Siga esses conselhos:
- Use senhas fortes e autenticação de dois fatores em todas as suas contas, especialmente nas mais importantes como Apple ID e Google.
- Proteja seus dispositivos com um PIN e não compartilhe essa informação. Instalar um spyware em um dispositivo devidamente protegido não é fácil.
- Faça download de aplicativos apenas de lojas oficiais. É fato que às vezes programas com intenções duvidosas conseguem se esgueirar na Google Play e Apple Store. No entanto, nestas plataformas, você estará menos exposto a riscos como esse.
- Não dê permissão para aplicativos mobile se as solicitações parecerem abusivas. Você sempre poderá ir até as configurações e liberar acesso, caso a requisição seja genuína.
- Utilize uma solução de segurança confiável. Por exemplo, o Kaspersky Internet Security for Android detecta não apenas malware, como também spyware legais, notificando o dono do dispositivo sobre o risco.
- Para informações sobre como procurar stalkerware em seu smartphone e o que fazer ao se deparar com um, consulte http://www.stopstalkerware.org.