A Kaspersky Lab elaborou uma lista de nove conselhos que, uma vez seguidos, diminuirão os riscos de de segurança dos seus dados armazenados em dispositivos móveis.
- Bloqueie o seu dispositivo com um código de acesso, evitando que alguém tenha acesso às informações do seu smartphone ou laptop. Uma simples medida pode poupá-lo a muitas dores de cabeça.
- Proteja-se da perda ou roubo dos seus dispositivos. A segurança física é o primeiro passo para proteger a nossa informação pessoal e as nossas credenciais financeiras. Não podemos prender o telefone ao pulso com um cadeado, mas existem outros métodos que podem ser eficazes. Por exemplo, se ativarmos a função de GPS, poderemos localizar o telefone perdido ou eliminar remotamente os dados nele guardados. O Kaspersky Internet Security For Android ajuda nessa tarefa.
- Configure a sua própria Rede Privada Virtual e use-a sempre que se ligar a uma WiFi pública. Os cibercriminosos costumam utilizar as redes de hotéis ou de aeroportos para desenvolver as suas atividades maliciosas. Esta medida impede que fique exposto. Leia mais sobre, aqui.
- Tenha muito cuidado quando se conectar a uma WiFi aberta. É possível que alguns usuários criem uma ligação WIFI com um nome parecido com outra rede legítima com o objetivo de furtar aos seus dados. Deste modo, tenha muita atenção às redes a que se liga, sobretudo em aeroportos ou cafés.
- Quando utilizar uma WiFi pública, não entre em páginas que contenham informação pessoal, como o Facebook, Twitter, banco online etc. Se necessitar acessar a um website que tenha dados confidenciais, utilize a sua conexão 3G/4G.
- Nunca acesse às suas contas pessoais (por exemplo, banco online) através de equipamentos públicos(cibercafés, aeroportos, hotéis ou bibliotecas). Nestes computadores pode estar instalado diferentes programas keyloggers que monitorizam e registam tudo o que é digitado no teclado.
- Não deixe o Bluetooth constantemente ativado para evitar que acessem ao seu dispositivo e à sua informação.
- Evite sustos com a fatura do seu telefone. Antes de viajar se informe sobre o custo da conexão 3G/4G portátil fora do seu país.
- Proteja todos os dispositivos. Cada vez mais guardamos informações pessoais e fotos em nossos dispositivos móveis, no entanto, não temos a mesma preocupação de os proteger como o fazemos com os nossos PCs. Este é um erro crasso, sobretudo porque as ameaças criadas para atacar dispositivos móveis são agora o principal negócio dos criadores de malware.
- Instale um aplicativo de segurança no seu celular.
Seu dispositivo móvel não está em segurança. Ele é alvo constante dos cibercriminosos. Não acredita? Então leia aqui (Quantidade de malwares para dispositivos móveis triplica)