Vale a pena instalar o Kaspersky Free?

kaspersky gratuito

Será que realmente vale a pena instalar um antivírus gratuito como o Kaspersky Free?

Geralmente, quando falamos sobre soluções antivírus gratuitas, estamos diante de produtos bastante limitados, funcionando como um quebra-galho na proteção, principalmente para quem está com a grana curta ou crê que um ferramenta de proteção como um antivírus não seja tão necessária.

No entanto, no caso do Kaspersky Free, estamos diante de uma solução não tão completa como o Kaspersky Internet Security, é verdade, mas muito superior às ferramentas gratuitas de fabricantes concorrentes, não tanto pelos recursos oferecidos, que são básicos, como antivírus para arquivos, e-mail e web, mas pelo motor de busca que é mesmo das soluções premium da Kaspersky Lab.

Kaspersky Free - Antivírus gratuito - Vale a pena?

Você deve estar se perguntando: mas por que diabos a Kaspersky lançou um antivírus gratuito?

A resposta é bem simples. Com mais pessoas usando a solução da Kaspersky Lab, mais usuários protegidos; mais computadores contribuindo com o serviço de proteção em nuvem, o Kaspersky Security Network, de modo que mais ameaças desconhecidas poderão ser detectadas, diminuindo o tempo de reação em momentos de crise. Analogamente, é como os serviços que alertam sobre engarrafamentos: quando mais gente usando, mais confiáveis são as informações.

De qualquer forma, todos sabemos, ou pelo menos deveríamos saber, que neste mundo nada é de graça. Para aqueles usuários mais exigentes, que fazem questão de uma versão mais completa ou mais adequada às necessidades de segurança do seu ambiente computacional, há a opção de aquisição da versão paga com funções adicionais, como segurança de pagamentos online (Safe Money), suporte técnico e camadas de segurança adicionais de proteção contra malware de tudo quanto é tipo.

A Kaspersky investe milhões de dólares anualmente em pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias. É por isso que o trabalho não tem como ser feito de graça. É por isso que a Kaspersky está sempre à frente dos concorrentes.

Enquanto o Kaspersky Free fornece proteção básica, o Kaspersky Internet Security, por exemplo, deixa o sistema menos vulnerável. Só o recurso System Watcher – presente no Kaspersky Internet Security, Kaspersky Small Office, Kaspersky Endpoint Security, dentre outros – torna os produtos pagos melhores no combate ao ransomware e ameaças desconhecidas.

Imagine que com o Kaspersky Free você está protegido com um colete à prova de balas, enquanto com as soluções pagas você está atrás de uma parede de pedra, sentado em um sofá confortável.

Ah, o Kaspersky Free não é compatível com servidores. Se precisar de uma solução para proteção de servidor, o produto é outro. Neste caso, para pequenas empresas, indicamos o Kaspersky Small Office Security.

De qualquer forma, o Kaspersky Free é uma excelente opção para quem precisa proteger-se com o básico. Clique aqui para fazer download.

Atualização: já está disponível a versão 2020 o Kaspersky Free. Há, também, uma versão mais completa e melhorada conhecida como Kaspersky Cloud Free. Trata-se de uma versão melhorada.

Compartilhar este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts Relacionados

Rolar para cima
Posso te ajudar?
AllEscort